Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de setembro de 2021
A fila virtual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo com o aplicativo Meu INSS, continua gigantesca: 1,8 milhão de pessoas esperam uma resposta da autarquia. No entanto, fazer a solicitação on-line facilita a vida de quem quer dar entrada em pedido de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, e até as pessoas que têm requerimento negado e precisam entrar com solicitação no INSS para tentar reverter a decisão.
Criado para dar mais agilidade às concessões e facilitar a vida do cidadão, o Meu INSS agora está integrado à plataforma Gov.br. O ambiente digital oferece serviços públicos do governo federal e o acesso a requerimentos no INSS. Com um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços que estejam na plataforma integrada.
Como fazer?
Para começar é preciso baixar o aplicativo no celular, ele está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Ou então entrar no endereço eletrônico (https://www.gov.br/) pelo computador. Para facilitar a vida de quem precisa do serviço, segue um passo a passo de como criar login e senha na plataforma e como dar entrada nos principais requerimentos no INSS: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros, e até como pedir revisão.
Para criar o cadastro no Meu INSS no site ou aplicativo é preciso informar os seguintes dados: número do CPF, nome completo, data e local onde nasceu e nome completo da mãe. É bom ter em mãos a Carteira de Trabalho. Isso porque durante o cadastro informações relacionadas à vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, serão realizadas.
É importante destacar que a plataforma Meu INSS oferece mais de 90 serviços aos segurados. Entre eles estão simulação de aposentadoria, consulta do extrato de pagamentos, agendamento de perícias, carta de concessão de benefício, entre outros.
Já na plataforma Gov.br os serviços mais acessados são consulta à restituição de Imposto de Renda, saque do abono salarial (PIS/Pasep), consulta ao CPF, obter a Carteira de Trabalho, emissão de Certidão de Antecedentes Criminais e inscrição no INSS.
Primeiro acesso
É possível fazer o primeiro acesso ao Meu INSS pelo internet banking de alguns bancos. Confira quais são os bancos credenciados para fornecer sua senha inicial de acesso ao site:
Banco do Brasil: Acesse bb.com.br. Vá na opção Serviços. Clique em Previdência Social e selecione Senha Meu INSS – NAI.
Bradesco: Acesse bradesco.com.br. Clique na opção Outros Serviços e vá em Documentos. Depois clique em INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
Itaú: Acesse itau.com.br. Clique em Previdência e INSS. Depois vá em Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS.
Caixa Econômica Federal: Acesse caixa.gov.br/Páginas. Vá na opção Serviço ao Cidadão e depois INSS. Clique em Gerar Código para Serviço INSS.
Santander: Acesse santander.com.br. Em seguida vá em Outros Produtos. Depois clique em Demais Serviços e selecione NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária.
Sicoob: Acesse sicoob.com.br. Selecione Outras opções. Siga para Previdência Social. Depois clique em Senha Meu INSS – NAI.
Banrisul: Acesse banrisul.com.br. Depois vá na opção Menu Serviços. Clique em Criar Código INSS.
Perícia médica
Com programas de revisão em andamento, o famoso pente-fino que vai chamar pelo menos 902 mil pessoas em todo País, um dos serviços que pode ser feito pela página Meu INSS é o agendamento de perícia médica. Cabe destacar que os segurados terão 30 dias a contar do recebimento da carta da autarquia para marcar o atendimento. Caso perca o prazo o benefício será suspenso. Se passarem 60 dias da convocação o pagamento será cessado.
De acordo com o INSS, o objetivo das perícias, além das realizadas no pente-fino, é para comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para exercer a profissão. O serviço de agendamento para a perícia médica pode ser feito pelo Meu INSS, tanto para dar entrada, quanto para pedir prorrogação do benefício.
Como agendar o atendimento para fazer a perícia? Primeiro faça login no Meu INSS. Em seguida clique em Agendar Perícia. Nessa página escolha entre Perícia Inicial, se for a primeira vez, ou Perícia de Prorrogação, se já estiver em benefício. Clique em Atualizar. Depois confira ou altere seus dados de contato e depois selecione Avançar. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.