Sexta-feira, 03 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Aprovado projeto do deputado Ronaldo Nogueira que destina imóveis desocupados da União para moradias e pequenos negócios

Compartilhe esta notícia:

Deputado Ronaldo Nogueira estima que  existam mais de 500 imóveis ociosos de propriedade da União para eventual uso por famílias e pequenas empresas

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Deputado Ronaldo Nogueira estima que  existam mais de 500 imóveis ociosos de propriedade da União para eventual uso por famílias e pequenas empresas. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O deputado federal Ronaldo Nogueira  (Republicanos) comemora a aprovação do Projeto de Lei de sua autoria (2146/2024). O projeto permite que imóveis públicos desocupados sejam transformados em moradia para famílias e em espaço para pequenos negócios.

Estima-se mais de 500 imóveis ociosos de propriedade da União, esses em situação de abandono, sem contar com espaços ociosos em imóveis parcialmente ocupados por órgãos públicos.

Segundo Ronaldo Nogueira, “o déficit habitacional no Brasil é de mais de 6 milhões de moradias, com 20 milhões de pessoas vivendo em favelas e atualmente cerca de 4 milhões de pessoas morando em áreas consideradas de risco. Essas áreas estão sujeitas a eventuais desastres e podem, por exemplo, sofrer com tragédias causadas por fortes chuvas como deslizamentos e enchente”.

Nogueira citou o exemplo do Rio Grande do Sul, com a última enchente ocorrida, “quando tivemos mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas e 580 mil estão desalojadas, e mais nove mil microempresas: 40 % dessas não terão condições de voltarem às atividades se não tiveram uma política pública eficiente e rápida por parte do governo”.

O Brasil possui em torno de 3,77 milhões de pequenos negócios, representando 96% das empresas no País, 32% do PIB nacional e 75% dos empregos formais. Muitos desses pequenos negócios não conseguem expandir seus projetos por conta da falta recursos e da ausência de um política pública eficaz voltada para o setor.

O deputado destacou que “as pequenas empresas desempenham um papel vital na geração de empregos e, consequentemente, no crescimento econômico das cidades. Isso porque os pequenos negócios estão diretamente relacionados com as famílias brasileiras. Inúmeros lares contam com o sustento proporcionado por elas”.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

CPMI desmascara dono de entidade milionária
Por que seremos lembrados?
https://www.osul.com.br/aprovado-projeto-do-deputado-ronaldo-nogueira-que-destina-imoveis-desocupados-da-uniao-para-moradias-e-pequenos-negocios/ Aprovado projeto do deputado Ronaldo Nogueira que destina imóveis desocupados da União para moradias e pequenos negócios 2025-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar