Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de novembro de 2025
A Parada Livre de Porto Alegre é um evento anual que celebra a diversidade e os direitos da comunidade LGBTI+
Foto: Alex Rocha/PMPAO plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na quarta-feira (26) o projeto de lei que declara como patrimônio cultural imaterial do município a Parada Livre da Capital.
“A Parada Livre de Porto Alegre é um evento anual que celebra a diversidade e os direitos da comunidade LGBTI+, sendo uma das maiores manifestações de visibilidade e luta por igualdade no País. Ela ocorre no Parque Farroupilha, um dos centros culturais da cidade, reunindo pessoas de diferentes idades e origens e criando um espaço de acolhimento, além de celebrar a identidade e o amor livre”, destacou a autora da proposta, vereadora Natasha Ferreira (PT).
Segundo ela, o evento “é um reflexo da pluralidade que define a Capital gaúcha, sendo uma manifestação que promove a convivência pacífica entre diferentes grupos e culturas e simboliza um avanço na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
“Tornar a celebração um patrimônio cultural imaterial reforça o compromisso da cidade com a promoção dos direitos humanos e com a construção de um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas”, prosseguiu a vereadora.
O projeto segue para sanção do prefeito Sebastião Melo. A Parada Livre deste ano está marcada para 7 de dezembro, a partir das 11h, no Parque da Redenção.