Quinta-feira, 01 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Argentina deve julgar em junho os pedidos de extradição de foragidos do 8 de Janeiro no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Cinco brasileiros foram presos no país vizinho após pedido de extradição pelo ministro Alexandre de Moraes.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Cinco brasileiros foram presos no país vizinho após pedido de extradição pelo ministro Alexandre de Moraes. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O julgamento da extradição dos cinco brasileiros foragidos que foram presos na Argentina pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 está previsto para o dia 18 de junho.

A informação foi passada à CNN Brasil por uma fonte ligada ao julgamento, que afirmou ainda não haver definição por parte do tribunal responsável pelo caso sobre se a audiência será coletiva ou individual.

Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza, condenados a penas de 13 a 17 anos de prisão no Brasil pelos ataques do 8 de janeiro, foram presos no final do ano passado na Argentina.

Os cinco tinham pedido refúgio à Comissão Nacional de Refugiados (Conare) do país, mas acabaram presos após mandado do juiz argentino Daniel Rafecas, com base nos pedidos de extradição pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, repassados ao governo de Javier Milei.

Ao todo, a embaixada do Brasil em Buenos Aires enviou 62 pedidos de extradição à chancelaria argentina. Estima-se, no entanto, que parte dos foragidos tenha fugido para outros países. Dois dos presos foram detidos quando tentavam fugir para o Chile.

Autoridades peruanas informaram a Moraes que quatro brasileiros com mandado de prisão entraram no país em novembro, dias após Rafecas ordenar a prisão de 61 foragidos. Uma das foragidas tinha pedido de extradição em andamento.

De acordo com dados da Conare, 198 brasileiros solicitaram refúgio na Argentina até dezembro do ano passado. Muitos dos foragidos que escaparam para o país estão acompanhados de familiares, que também pediram asilo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deputado propõe uso obrigatório das cores da bandeira no uniforme da Seleção
UFRGS oferece 587 vagas em processo seletivo para ingresso de diplomados
https://www.osul.com.br/argentina-deve-julgar-extradicao-de-foragidos-do-ato-de-8-de-janeiro-em-18-de-junho/ Argentina deve julgar em junho os pedidos de extradição de foragidos do 8 de Janeiro no Brasil 2025-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar