Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de junho de 2015
A Argentina ficou em último lugar na edição deste ano do “Concurso Mundial de Churrasco” promovido pela Associação Mundial de Churrasco. O resultado foi considerado um “papelão” pelo jornal argentino “Clarín”, que lembra que o prato é uma das maiores tradições e orgulhos do país.
A derrota, porém, não veio necessariamente pela qualidade do churrasco, mas pela recusa da equipe “Fuegos de Oktubre” em seguir todas as regras.
O primeiro problema surgiu quando o grupo se recusou a usar uma churrasqueira, como os demais competidores, e quis fazer um churrasco tipicamente argentino, com o fogo no chão. Inicialmente contra, os organizadores acabaram cedendo e permitindo.
O golpe final veio quando os argentinos souberam que deveriam assar as carnes por pelo menos dez horas e usar molho barbecue. Segundo integrantes entrevistados pelo Clarín, nesse momento eles decidiram desistir de disputar o primeiro lugar e quebrar as regras, trocando o barbecue pelo tradicional molho chimichurri.
Um fato curioso da equipe “Fuegos de Oktubre” é que, segundo o jornal, uma de seus sete integrantes é vegana, ou seja, não consome produtos de origem animal.
Campeões
A “British Bulldog BBQ”, do Reino Unido, ficou com o título geral, ao somar 236,2 pontos, seguida por equipes da Suíça, Bélgica, Áustria e Dinamarca. Os europeus, aliás, são a grande maioria entre os participantes. Apenas um grupo dos Estados Unidos aparece em 14º no ranking geral e, além dos argentinos, em 53º, uma equipe marroquina surge em 51º. (AG)