Terça-feira, 11 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy / Wind

Variedades Arquitetos concluem casa de argila impressa em 3D na Itália

Compartilhe esta notícia:

A impressão 3D com argila garante que a casa possa ser construída em qualquer lugar do mundo utilizando recursos locais. (Foto: Divulgação)

O escritório Mario Cucinella Architects e a empresa especializada em impressão 3D WASP acabam de concluir a estrutura e interiores da “TECLA” – um habitat impresso em 3D feito inteiramente de terra crua! Construída em Massa Lombarda, uma comuna italiana, a residência experimental propõe uma morada aconchegante e sustentável, que pode ser impressa em muito menos tempo do que as obras tradicionais, além de emitir menos poluentes.

Apelidado de “TECLA”, em homenagem a uma cidade imaginária descrita pelo escritor Ítalo Calvino, o nome também é uma junção de “tecnologia” (technology) e “argila” (clay) – referindo-se aos materiais. Na verdade, essa matéria-prima é uma mistura de solo encontrado no local, água, casca de arroz e um aglutinante que corresponde a apenas 5% de toda a composição. A impressão 3D com argila garante que a casa possa ser construída em qualquer lugar do mundo utilizando recursos locais, especialmente em áreas rurais onde é difícil encontrar materiais de construção.

“Gostamos de pensar que ‘TECLA’ é o começo de uma nova história”, explica Mario Cucinella, fundador e diretor criativo da Mario Cucinella Architects. “Seria verdadeiramente extraordinário moldar o futuro, transformando este material antigo com as tecnologias que temos disponíveis hoje. A estética desta casa é fruto de um esforço técnico e material; não é apenas uma abordagem estética, é uma forma honesta, uma forma sincera.”

O protótipo construído na Itália é um exemplo de como esse conceito pode evoluir. É composto por duas cúpulas interligadas e apresenta uma área de estar em plano aberto e um espaço de quarto equipado com um pequeno banheiro. Do lado de fora, um pequeno lago coleta resíduos e águas pluviais para serem reutilizadas no jardim, enquanto outra célula com painéis solares e térmicos fornece energia limpa para a estrutura, tornando-a potencialmente uma casa totalmente independente.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Kate Middleton arquitetou conversa entre William e Harry durante funeral do príncipe Philip
A rainha Elizabeth II deixou mensagem escrita à mão no caixão de príncipe Philip
Deixe seu comentário
Pode te interessar