Sábado, 17 de Abril de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy

Acontece Arquitetos criam ambientes para equipes de saúde que atuam no combate à Covid-19

Compartilhe esta notícia:

Espaço do Hospital Vila Nova foi revitalizado. (Foto: Divulgação Suvinil/ Gabriel Schimidt)

Oferecer ambientes que transmitam leveza e conforto aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, criando uma atmosfera agradável para o descanso, refeições e reuniões durante a rotina estafante para salvar vidas. Com este objetivo, há um ano, foi criada a associação sem fins lucrativos Arquitetos Voluntários ,  que hoje reúne cerca de 70 profissionais.

O grupo realizou uma verdadeira força tarefa em Porto Alegre, região metropolitana e interior do Rio Grande do Sul, para criar “espaços de descompressão”, em hospitais e unidades de saúde. Já foram beneficiados os hospitais: Pronto Socorro, Clínicas, Presidente Vargas, Porto Alegre, Ernesto Dornelles, Conceição, Vila Nova e ainda o Hospital Geral(Novo Hamburgo), Universitário(Canoas) e Virvi Ramos(Caxias do Sul). Na capital, também receberam revitalizações as Unidades de Pronto Atendimento da Vila Cruzeiro do Sul e a do Parque dos Maias.

Os Arquitetos Voluntários  prometem mais novidades em 2021. Oito ações estão em desenvolvimento e duas na fase de estudos para o segundo semestre. A ideia é ampliar para outros hospitais do RS e inspirar arquitetos pelo Brasil.  Empresas de mobiliário, eletrodomésticos, revestimentos e prestadores de serviços já aderiram à causa. Uma das grandes empresas que integram a iniciativa é a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF.

Áreas de descompressão. (Foto: Divulgação/Arquitetos Voluntários)

Suvinil doou as tintas utilizadas na renovação de espaços no Hospital de Pronto Socorro, no Hospital Vila Nova e nas Unidades da Vila Cruzeiro do Sul e do Parque dos Maias. Em todos os locais, a seleção das cores foi conduzida pelos arquitetos voluntários e também pelos artistas que criaram obras exclusivas para os ambientes. Em comum, o objetivo foi o de proporcionar ambientes que contribuíssem para revigorar os profissionais da saúde. Quem conta como se deu a revitalização realizada no Hospital Vila Nova é a arquiteta Monique Fontes: “Nas paredes da sala de descanso usamos a tonalidade Mantra, que oferece equilíbrio.  Para os tetos, preferimos Cinza Urbano e, para um detalhe geométrico que trouxemos na parede da escada, complementamos com a cor Sorriso de Criança”, detalha a profissional.

Hospital de Pronto Socorro.(Foto: Divulgação AV/Marlon Erthal)

Já Alyne Pillar Nunes, coordenadora do projeto do Pronto Socorro, explica o sentimento envolvido na criação: “Fazer um trabalho voluntário para o Pronto Socorro é devolver um pouco do muito que ele já fez por mim e por toda a população de Porto Alegre. Criamos ambientes mais aconchegantes e descontraídos com o uso da cor. Conseguimos disponibilizar muito mais conforto acústico e térmico inclusive nas áreas adjacentes, com instalação de divisórias de gesso acartonado e ar condicionado. Entendemos que o conforto físico é primordial para atingirmos um relaxamento efetivo,” finaliza.  A arquiteta Cecília Pozza, responsável pelo trabalho desenvolvido na UPA Vila Cruzeiro, complementa: “As Unidades de Pronto Atendimento necessitam de amparo, de visibilidade e doações e é por isso que estamos empenhados e nos dedicando para sermos um elo entre as estruturas, as pessoas e as empresas que querem ajudar.”

UPA Vila Cruzeiro do Sul.(Foto: Divulgação/ Arquitetos Voluntários)

Romeu Escolástico, gerente de Comunicação e Marca da Suvinil, declara que participar desse projeto dos Arquitetos Voluntários  é uma forma da empresa estar presente e retribuir o apoio da cidade de Porto Alegre. “A nossa contribuição pôde estreitar ainda mais nossa relação com a região e nos unir a um movimento que busca uma sociedade mais solidária, principalmente em um momento como esse que enfrentamos”, afirma.

A fim de replicar o modelo em mais hospitais e inspirar iniciativas pelo Brasil, os Arquitetos Voluntários convocam outras empresas e profissionais para contribuírem.

Confira como fazer contato:

Instagram: @arquitetosvoluntarios

Facebook: arquitetosvoluntarios

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Triumph EDISA é líder em Vendas e Pós Vendas
Grupo educacional estimula estudantes a doarem sangue no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar