Quarta-feira, 02 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2024
Após dois meses de atendimento suspenso por causa das enchentes de maio, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) será reaberto ao público na tarde desta terça-feira (20), com serviços de pesquisa mediante agendamento. A instituição funciona no Memorial do RS, junto à Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.
As pesquisas continuam gratuitas, sempre nas tardes de terça a quinta-feira, das 13h às 17h. Para marcar a visita, é necessário o envio de solicitação pelo e-mail agendamento-ahrs@sedac.rs.gov.
Vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac) do Estado, a unidade preserva e disponibiliza para consulta mais de 10 milhões de itens, incluindo documentos, imagens e outros registros. Trata-se de uma das principais fontes desse tipo no Rio Grande do Sul.
Parte do edifício do Memorial (que no passado abrigou a sede dos Correios e Telégrafos na capital gaúcha) permaneceu parcialmente inundada pela água do Guaíba durante mais de 30 dias. Mas o acervo e demais espaços do Arquivo não foram atingidos, por estarem localizados no segundo andar.
Nos últimos meses, a equipe técnica contribuiu com uma força-tarefa montada pela direção, a fim de que as instalações do edifício estivessem novamente em condições receber o público. A diretora do AHRS, Ananda Simões Fernandes, relata:
“Quando conseguimos retornar, em junho, nossa maior preocupação era com a extrema umidade do ambiente. Assim, passamos a nos dedicar à conservação e preservação do acervo. Agora estamos prontos para reabrir e atender à grande demanda de pesquisadores em busca de nossa documentação”.
Museu da Comunicação
Também gerido pela Sedac e localizado no Centro Histórico da Capital, o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, esquina com Caldas Júnior, próximo ao Shopping Rua da Praia e ao jornal “Correio do Povo”) voltou a receber no início do mês os pesquisadores em seu acervo de jornais, revistas e outros periódicos, que cobrem boa parte da História gaúcha.
É possível fotografar (desde que sem o uso de flash) os materiais, que devem ser manuseados com o uso de luvas descartáveis de látex, fornecidas gratuitamente pela instituição ou levadas pelo próprio visitante. Não são permitidos empréstimos ou cópias do tipo “xerox”.
Disponível às segundas, quartas e sextas-feiras, a visita exige agendamento pelo e-mail musecom@sedac.rs.gov.br. Em caso de dúvida, informações adicionais são prestadas pelo telefone (51) 3224-4252.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul