Domingo, 17 de Janeiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

Acontece Artes visuais marcam presença no 11º Festival Palco Giratório Sesc

Compartilhe esta notícia:

Foto: divulgação

11ª edição do Festival Palco Giratório Sesc/POA está movimentando o cenário cultural da Capital. Dentro dessa programação estão as exposições fotográficas “Antunes Filho: O Poeta da Cena”, do fotógrafo Emídio Luisi; e “Xadalu – Elementos Urbanos”, do artista visual urbano Dione Martins. As mostras, que têm entrada gratuita, abordam temas bem distintos: uma retrata os trabalhos do renomado diretor de teatro brasileiro, enquanto a outra traz a vida contemporânea das ruas da capital gaúcha. Confira a programação completa em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Em “Antunes Filho: O Poeta da Cena”, Luisi traz retratados da carreira do diretor desde o fim dos anos 1970, mais precisamente desde “Macunaíma”, em 15 de setembro de 1978, no Theatro São Pedro, que marcou o turning point do diretor. De lá para cá, foram vários espetáculos, todos registrados pela câmera de Luisi. Um de seus maiores desafios foi como fotógrafo de cena das peças gregas dirigidas por Antunes. Em busca de uma expressão reveladora, o fotógrafo poderia ter acentuado os traços expressivos da máscara trágica a ponto de subverter suas funções – daí a importância documental das imagens de Luisi, que se submete humildemente à concepção do diretor, acompanhando os ensaios e cada gesto dos atores que aparecem nesta exposição. As obras podem ser vistas no Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665).

Já em “Xadalu – Elementos Urbanos”, além de retratar os problemas sociais como exclusão, marginalização e, principalmente, a causa indígena, a exposição é uma representação da vida contemporânea dos porto-alegrenses, com fotos que apontam aquilo que as pessoas, na correria do dia a dia, não conseguem observar com maior cuidado e clareza. Com curadoria de Francisco Dalcol, a mostra é uma crítica à situação da cidade e uma forma de levantar questionamentos sobre a própria realidade dos cidadãos que vivem em meio ao caos da insegurança, impunidade e miséria. O trabalho de Diones Martins está exposto na Sala Arquipélago – Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223). Veja detalhes abaixo de cada uma das exposições.

Até 25 de maio, a capital gaúcha recebe o 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA com espetáculos de 16 estados diferentes, que trazem um recorte da cena cultural brasileira. Durante os 22 dias de evento, mais de 100 sessões artísticas estão previstas na programação, tais como peças teatrais que abrangem a todos os públicos, do infantil ao adulto, exposições de artes visuais, musicais e atividades formativas como o Seminário “Práticas Políticas da Cena Contemporânea”. São 53 espetáculos de 43 grupos, sendo que 20 estão na agenda do Circuito Nacional Palco Giratório. O Festival Palco Giratório Sesc/POA é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e integra a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Santo Negrinho já é sucesso no Shopping Iguatemi
Doctor Car oferece curso de martelinho de ouro em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar