Sábado, 10 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Artur Lemos: “Eduardo Leite é um líder que entende que governar é fazer escolhas difíceis com coragem e transparência”

Compartilhe esta notícia:

Solenidade de Posse do Secretário-chefe da Casa Civil, Ranolfo Júnior, e do Secretário-Geral de Governo, Artur Lemos. (Foto: Vitor Rosa/Secom)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Na solenidade de posse como Secretário-Geral do Governo, o ex-chefe da Casa Civil Artur Lemos destacou a nova posição estratégica definida pelo governador Eduardo Leite, ao explicar que “esta secretaria extraordinária de governo nasce com uma missão precisa: ampliar a capacidade estratégica integração das ações prioritárias e estruturantes. Não é uma pasta que compete com as secretarias finalísticas. Existe para garantir que o todo seja maior que a soma das partes”.

Ao transmitir a chefia da Casa Civil para Ranolfo Vieira Júnior, Lemos traduziu a sua visão sobre a gestão do governador o Eduardo Leite: “É um líder que entende que governar é fazer escolhas difíceis com coragem e transparência. Ele reformou quando era impopular reformar, privatizou quando fácil era manter, e reconstruir quando o mais conveniente era lamentar. Fui secretário que executa, secretário que articula, e agora sou o secretário que integra”, afirmou Artur Lemos.

PEC quer retirar salário de vereadores em cidades com menos de 30 mil habitantes

A difícil situação financeira dos pequenos municípios, a maioria sem condições de arcas com manutenção das Câmaras de Vereadores e de outros serviços, sem os repasses dos governos federal e estadual, inspirou o deputado federal Amon Mandel (Cidadania-AM) a propor uma PEC para transformar vereadores de cidades com até 30 mil habitantes em “conselheiros” sem salário fixo. De acordo com o parlamentar, o texto ainda está em fase de finalização. Ele já articula o apoio de cerca de 20 a 30 deputados e precisa de, no mínimo, 171 assinaturas para iniciar a tramitação na Câmara dos Deputados. 5.570 municípios, e cerca de 70% deles têm até 30 mil habitantes

Canoas anuncia novo hospital e apresenta a empresários pacote de desenvolvimento

Durante o evento promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, o prefeito Airton Souza anunciou a construção do novo Hospital Banco de Olhos, que será implantado na Rua Liberdade, no bairro Marechal Rondon. A unidade será desenvolvida pelo Grupo São Pietro, com previsão de conclusão em até dois meses, ampliando o atendimento especializado na cidade.

Além da área da saúde, o encontro destacou projetos estratégicos como o novo Plano Diretor e a criação do Centro Administrativo. As propostas, explica o prefeito, fazem parte de um pacote de desenvolvimento que busca desburocratizar processos, agilizar licenciamentos e incentivar novos investimentos no município.

Claudio Bier recebe Paulo Skaf, presidente da FIESP: “Visita simboliza a força da união entre as lideranças industriais do País”

Dentro de um amplo processo de ampliação do diálogo nacional, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier recebeu ontem o presidente da FIESP, Paulo Skaf.

Bier disse que “foi um momento especial e que me deixou emocionado. Mais do que uma agenda institucional, vivemos um dia de escuta qualificada e troca de experiências. Essa visita simboliza a força da união entre as lideranças industriais do país e a importância de atuarmos de forma coordenada diante dos desafios comuns”

Para o dirigente gaúcho, “foi um privilégio apresentar o Sistema FIERGS a esse amigo que é referência no setor industrial. Nossas portas estão sempre abertas para recebê-lo”, afirmou Claudio Bier

Mobilização pede anulação do leilão da Cooperativa Cosulati

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sergio Peres confirmou ontem que vai protocolar pedido de anulação da venda da Cooperativa Cosulati, diante das evidências de irregularidades ocorridas no certame.

A decisão foi anunciada após encontro com lideranças de produtores da Zona Sul, e o novo chefe da Casa Civil, Ranolfo Vieira Júnior, que recebeu os dossiês para avaliar com a equipe jurídica o que pode ser feito por parte do Estado. A mobilização, articulada pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Dr. Thiago Duarte (PDT) incluiu um diálogo com o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, que agendou reunião na sexta-feira para solicitar investigação do Ministério Público para suspender o leilão da Cosulati. “Seguimos na luta para reverter essa venda ilegal que prejudicou toda a cadeia do leite e pequenos municípios que dependiam dessa cooperativa”, afirma o deputado Dr. Thiago Duarte.

Manobra do governo Lula, e do STF, enterra relatório da CPI do Crime Organizado

Placar foi de 6 votos a 4 pela rejeição. Relator apontou que há indícios de crimes de responsabilidade por parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, e do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

O mais vergonhoso, porém, foi o anúncio de um dos nomes indiciados no relatório que apurou envolvimento de autoridades na fraude do Banco Master, o ministro do STF Gilmar Mendes, que ameaçou a abertura de inquérito por abuso de autoridade contra o relator da CPI, senador Alessandro Vieira, que é delegado de polícia, gaúcho de Passo Fundo.

Gestão caótica do transporte metropolitano prejudica milhares de usuários

A gestão caótica do transporte metropolitano e a dificuldade de informação aos usuários ficou escancarada no recente episódio da interrupção prolongada da operação da Trensurb, o trem metropolitano que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo. A demora na solução final mostrou a falta de integração entre gestores do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte), Trensurb e Metroplan, atrasando decisões.

Sebastião Melo: “Não se justifica a falta de uma autoridade metropolitana para gerir a mobilidade”

Atual presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, o prefeito de Porto Alegre comentou para o jornalista Flavio Pereira a interrupção prolongada da Trensurb: “A minha opinião já é conhecida sobre a integração da mobilidade na região metropolitana”.

Melo disse que auxiliou a Trensurb, autorizando a Procempa a fazer a substituição da fibra ótica do trem metropolitano. “Autoridade metropolitana tem um braço que é a mobilidade urbana. Não se justifica em 2026 um ônibus sair de Novo Hamburgo, passar em cinco, seis cidades, ver os passageiros nas paradas e não poder recolher porque não tem integração. Isso tudo está errado.”

Segundo Melo, “espero que o futuro governador ou governadora, tire do papel aquilo que é um sonho que vem desde o governador Pedro Simon em 1986. E até agora não se resolveu. Então precisa ter uma autoridade metropolitana. É lamentável o que aconteceu, e eu estou aqui a disposição”, afirmou Sebastião Melo.

* Flavio Pereira (Instagram: @flaviorrpereira)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
vanderlei stefani
15 de abril de 2026 13:09

O tiro da CPI saiu pela culatra
Para terem uma ideia do descalabro, até colunista do jornal zero hora meteu o malho no texto. Como disse, Alex Solnik, o senador lavajateiro não cometeu somente abuso de autoridade, mas também abuso de burrice.

vanderlei stefani
15 de abril de 2026 08:41

“CPI criada pra investigar FACÇÕES CRIMINOSAS:

– não quebrou sigilos de membros do CV e PCC
– não investigou amigos do Flávio Bolsonaro do CV
– não foi pra cima dos secretarios do Claudio Castro ligados ao CV
– não investigou Ciro Nogueira e Rueda delatado por membros do PCC
– indiciou ministros do STF sem NENHUMA PROVA pra agradar bolsominions

QUE VERGONHA, ALESSANDRO VIEIRA!! ”

RABO PRESO 🧐

WhatsApp vai te avisar se alguém estiver usando sua conta em outro lugar
Comissão da Câmara aprova proposta gaúcha de medidas protetivas de urgência para vítimas de racismo
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x