Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo As autoridades informaram que o explosivo detonado em uma estação de metrô e ônibus em Nova York foi uma tentativa de ataque terrorista que não deu certo

Compartilhe esta notícia:

Tentativa de ataque terrorista ocorreu na estação rodoviária de Port Authority. (Foto: Benjamin Kanter/Mayoral Photo Office)

As autoridades de Nova York (EUA) confirmaram que a explosão ocorrida nesta segunda-feira (11) na estação rodoviária de Port Authority foi uma “tentativa de atentado terrorista” que não deu certo, cometida por um homem de 27 anos que carregava uma bomba em seu corpo. O principal suspeito, identificado como Akayed Ullah, está sob custódia e foi enviado a um hospital devido aos ferimentos. “Foi uma tentativa de atentado terrorista”, disse o prefeito Bill de Blasio, ressaltando que, “felizmente, o ato falhou”. O prefeito amenizou dizendo que a cidade de Nova York é “alvo” de terroristas por ser referência na promoção da liberdade e da democracia, mas garantiu que “o terrorismo não vai vencer”.

O chefe da polícia de Nova York, James O’Neill, confirmou que o principal suspeito da explosão é Akayed Ullah, de 27 anos. Ele teria acoplado um “explosivo improvisado de baixa tecnologia” ao corpo, mas a bomba detonou antes da hora prevista, frustrando o ataque. “Aqui é Nova York e a realidade é que somos um alvo”, disse o governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo. “Somos um alvo internacional. Devemos seguir adiante, todos juntos”, completou, pontuando que qualquer pessoa navega na internet pode aprender a como fabricar bombas e realizar ataques hoje em dia. As autoridades de Nova York descartatam novas ameaças na cidade, mas informaram que a segurança será reforçada hoje. Além disso, as linhas de metrô e de ônibus que estavam com os serviços interrompidos devido ao atentado irão voltar a operar normalmente. O Corpo de Bombeiros confirmou que quatro pessoas ficaram feridas no ataque. Uma delas é o próprio autor da explosão, que foi encaminhado a um hospital. Nenhuma delas corre risco de vida.

Ataque

A explosão ocorreu na estação que fica no cruzamento da Rua 42 com a 8ª Avenida, por onde passam três linhas de metrô e está também o terminal de ônibus da Port Authority.

Ullah, que agiu sozinho, foi identificado pela imprensa norte-americana como natural de Bangladesh. Segundo a agência de notícias Associated Press, policiais disseram que o suspeito teria inspiração nos radicais do Estado Islâmico, mas não tinha contato com o grupo terrorista.

A CNN e a CBS News afirmaram que ele teria dito a autoridades que agiu em reação às ações de Israel em Gaza. Na quarta-feira (6), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que reconhece Jerusalém como capital de Israel. Tal reconhecimento é considerado polêmico, uma vez que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

O suspeito, que vive nos EUA desde 2011 e tem status legal de residência permanente, teve uma licença para dirigir táxis e limusines de aluguel entre os anos de 2012 e 2015. Segundo informações da agência Reuters, ele não tinha histórico criminal e visitou Bangladesh pela última vez em setembro. De acordo com o inspetor geral da polícia local, as informações foram emitidas com base no número de passaporte de Ullah.

Por precaução, as linhas A, C e E do metrô tiveram o itinerário alterado, passando a não parar na estação onde ocorreu o incidente. As ruas do entorno foram bloqueadas e o esquadrão antibombas foi acionado. Após algumas horas, os serviços de transporte foram restabelecidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Taxista é morto com pelo menos dez tiros em Viamão
Após operação da Polícia Federal, PT faz documento em defesa do ex-presidente Lula e de seu governo
https://www.osul.com.br/as-autoridades-informaram-que-o-explosivo-detonado-em-uma-estacao-de-metro-e-onibus-em-nova-york-foi-uma-tentativa-de-ataque-terrorista-que-nao-deu-certo/ As autoridades informaram que o explosivo detonado em uma estação de metrô e ônibus em Nova York foi uma tentativa de ataque terrorista que não deu certo 2017-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar