Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo As Coreias vão desfilar unificadas na abertura da Olimpíada de Inverno

Compartilhe esta notícia:

As duas Coreias mandaram times unificados para grandes eventos internacionais duas vezes, ambas em 1991. (Foto: Reprodução)

Os governos da Coreia do Sul e do Norte entraram em acordo e as delegações dos dois países vão desfilar unidas na cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno sob uma bandeira que mostra a península unificada. Em comunicado conjunto divulgado nessa quarta-feira, os dois países anunciaram ainda que o time feminino de hóquei no gelo dos dois países será unificado.

Na restante das modalidades, os países competirão separados. Até o momento, há dois atletas norte-coreanos confirmados, os patinadores, Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik.Além dos atletas, a delegação norte-coreana também incluirá 550 pessoas, sendo 230 animadoras de torcida, 140 artistas e 30 atletas do Taekowndo, que farão uma demonstração. A competição acontecerá entre 9 e 25 de fevereiro na cidade sul-coreana de PyeongChang.

Acordo

O acordo entre Pyongyang e Seul começou a ser negociado após o ditador norte-coreano Kim Jong-un expressar em seu discurso de Ano Novo no dia 1º sua intenção de liberar os atletas para participarem da competição.

Seul respondeu elogiando a declaração e convidando a Coreia do Norte para um encontro no dia 9, no qual foi confirmada a participação. Representantes dos dois países tiveram uma nova reunião nesta quarta para acertarem os detalhes.

As duas Coreias mandaram times unificados para grandes eventos internacionais duas vezes, ambas em 1991 – a primeira, um campeonato de tênis de mesa em Chiba, no Japão; o segundo, o Campeonato Juvenil Mundial de futebol em Portugal.

Durante a detente dos anos 2000, seus atletas marcharam juntos nas cerimônias de abertura e encerramento de nove eventos esportivos internacionais, incluindo as Olimpíadas e os Jogos Asiáticos, mas sem atuar com times unificados.

A prática ocorreu nas Olimpíadas de Verão de Sidney-2000 e de Atenas-2004, assim como em edições de Inverno, mas foi interrompida em 2007, após a piora na relação entre os vizinhos.

Já o time de hóquei unificado é inédito em uma Olimpíada – isso tinha acontecido apenas em uma competição menor de tênis de mesa e em uma partida de categoria de base no futebol, ambas em 1991.

Coreia do Norte e Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa quarta-feira que a Rússia está ajudando a Coreia do Norte a obter suprimentos em violação a sanções internacionais e que Pyongyang está “se aproximando a cada dia” de ser capaz de disparar um míssil de longo alcance contra os Estados Unidos.

“A Rússia não está nos ajudando nada com a Coreia do Norte”, disse Trump durante entrevista à Reuters no Salão Oval da Casa Branca. “O que a China está nos ajudando, a Rússia está atrapalhando. Em outras palavras, a Rússia está compensando o que a China está fazendo.”

Com a Coreia do Norte persistindo como maior desafio global para Trump neste ano, o presidente colocou dúvidas na entrevista de 53 minutos sobre se conversas com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, seriam úteis. No passado, ele não descartou conversas diretas com Kim.

Com a Coreia do Norte persistindo como maior desafio global para Trump neste ano, o presidente colocou dúvidas na entrevista de 53 minutos sobre se conversas com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, seriam úteis. No passado, ele não descartou conversas diretas com Kim

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Cartão só com a palavra Inglaterra no endereço chega à pessoa certa
Prefeitura de Madri convidou moradores de rua para ceia de Natal
https://www.osul.com.br/as-coreias-vao-desfilar-unificadas-na-abertura-da-olimpiada-de-inverno/ As Coreias vão desfilar unificadas na abertura da Olimpíada de Inverno 2018-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar