Sábado, 11 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil As exportações brasileiras para os países do Mercosul cresceram 23,6%

Compartilhe esta notícia:

A melhora econômica dos vizinhos ajuda a explicar o aumento das vendas. (Foto: ABr)

Após cinco anos de redução ou avanços modestos, o comércio com o Mercosul voltou a dar sinais de vitalidade. De janeiro a novembro, as exportações do Brasil para os países sócios cresceram 23,6%, taxa maior do que a do conjunto dos mercados: 18,2%. “O comércio dentro do bloco foi reativado”, confirma o secretário de Comércio Exterior, Abrão Árabe Neto. “E é um comércio de pauta nobre, porque 89% das nossas exportações para o Mercosul são de manufaturados.”

As vendas de produtos industrializados para Argentina, Paraguai e Uruguai avançaram 28,3%. Dois fatores explicam esse bom desempenho. O principal é que as economias dos países vizinhos estão crescendo. O outro, a volta da “pegada” econômica do Mercosul, após uma década e meia tratando basicamente de temas políticos.

Neste ano, a Argentina deve crescer 2,5%, o Uruguai deve avançar 3,5% e o Paraguai, 3,9%, conforme projeções do FMI. Com o aumento no desequilíbrio do comércio do bloco, o Brasil já tem sido cobrado nas mesas de negociações a aumentar suas importações. Para Abrão, o equilíbrio deve voltar em 2018. Com uma perspectiva de crescimento mais forte, a aposta é de que o Brasil comprará mais dos países vizinhos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Hackers dizem ter derrubado mais de 5 mil contas do Estado Islâmico no Twitter
El Niño do verão 2016 será o terceiro mais forte da história; no Sul do País, a previsão é de mais tempestades
https://www.osul.com.br/as-exportacoes-brasileiras-para-os-paises-do-mercosul-cresceram-236/ As exportações brasileiras para os países do Mercosul cresceram 23,6% 2017-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar