Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo As igrejas da Terra Santa reabriram para fiéis e turistas depois que as autoridades palestinas e católicas amenizaram as restrições do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Fiel reza na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. (Foto: Ronen Zvulun/Reuters)

As igrejas da Terra Santa que são reverenciadas como locais do nascimento e da morte de Jesus reabriram para fiéis e turistas nesta terça-feira (26), quando autoridades palestinas e católicas amenizaram as restrições do coronavírus.

Devido ao temor persistente da pandemia, a Igreja da Natividade de Belém está limitando o acesso a 50 pessoas por vez e exige que não estejam com febre e usem máscaras.

A Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, que a tradição diz ser o local da crucificação, morte e ressurreição de Jesus, também reabriu as portas, mas os fiéis terão que agendar as visitas previamente.

As duas igrejas foram fechadas em março, em um golpe na indústria turística local.

O nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo deu esperança às pessoas mais de 2 mil anos atrás, e abrir a igreja hoje dará, acho, a todo o mundo a esperança de que esta pandemia terá fim – não só na Palestina, mas em todo o mundo”, disse o ministro palestino do Turismo, Rula Ma’ayah, à Reuters em Belém.

A cidade, situada pouco ao sul de Jerusalém, está entre as áreas em que os palestinos exercitam um governo de autonomia limitada na Cisjordânia, ocupada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias de 1967.

A Cisjordânia já registrou 423 casos e duas mortes por coronavírus.

A Igreja do Santo Sepulcro se localiza dentro da Cidade Velha murada de Jerusalém, também capturada por Israel em 1967. Suas portas ficaram fechadas durante o período da Páscoa por causa do coronavírus, e só um punhado de clérigos teve permissão de orar em seu interior.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, disse que mesquitas, igrejas e negócios reabririam nesta terça-feira graças ao relaxamento das restrições, dado o ritmo lento das infecções.

A reabertura de locais de culto, lojas e fábricas coincide com o último dia do feriado do Eid El-Fitr, que assinala o fim do mês muçulmano de jejum do Ramadã.

Também se espera a volta das orações no complexo da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, no final desta semana após uma pausa de quase dois meses, de acordo com um comunicado publicado na semana passada por autoridades religiosas palestinas.

Mesquitas na Arábia Saudita

A Arábia Saudita permitirá que as mesquitas abram para as preces de sexta-feira, informou a televisão estatal nesta terça-feira, já que o reino está amenizando as restrições à circulação adotadas para conter a disseminação do coronavírus.

As mesquitas terão autorização para abrir 20 minutos antes das preces de sexta-feira e devem fechar 20 minutos depois de seu encerramento, informou a TV estatal pelo Twitter citando o Ministério dos Assuntos Islâmicos.

Na segunda-feira, autoridades sauditas disseram que as restrições serão suspensas em três fases, culminando com o fim do toque de recolher a partir de 21 de junho – exceto na cidade sagrada de Meca.

As peregrinações do haj e da umrah, que atraem milhões de viajantes de todo o mundo, continuarão suspensas até segunda ordem. As informações são da agência de notícias Reuters.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O governo espanhol revisou o número de mortos por coronavírus e teve uma redução de 7%
Em meio a reaberturas, Organização Mundial da Saúde alerta para possível nova onda de coronavírus
https://www.osul.com.br/as-igrejas-da-terra-santa-reabriram-para-fieis-e-turistas-depois-que-as-autoridades-palestinas-e-catolicas-amenizaram-as-restricoes-do-coronavirus/ As igrejas da Terra Santa reabriram para fiéis e turistas depois que as autoridades palestinas e católicas amenizaram as restrições do coronavírus 2020-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar