Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral As ligações indevidas para o telefone 190 da Brigada Militar chegaram a 53% no primeiro semestre

Compartilhe esta notícia:

O número de urgência é exclusivo para ocorrências policiais e casos de emergência. (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP-RS)

O telefone 190, serviço de urgência da Brigada Militar, é um número exclusivo para ocorrências policiais e casos de emergência. Porém, o número de chamadas indevidas, como trotes, pedidos de informações e ligação muda passam da metade das ligações atendidas somente no primeiro semestre de 2017.

Das 364.827 ligações registradas este ano, 2% são trotes, 25% pedidos de informação e 26% telefone mudo. Chamadas como essas aumentam o tempo de espera para pessoas que realmente necessitam de atendimento. O major Leandro Estabel Jung, chefe da Divisão de Estatística Criminal da SSP-RS (Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul), alerta para o problema. “Às vezes, as pessoas não têm chance de ligar mais uma vez devido à situação que se encontram e justamente naquele momento a linha está congestionada por alguém que está efetuando uma ligação indevida e desnecessária”, diz.

O registro de trotes é mais frequente no horário de saída escolar e no período de férias. Para o secretário Cezar Schirmer a conscientização é fundamental para reverter os índices. “A sociedade civil tem um papel fundamental e pode ajudar na prevenção primária, trabalhando o assunto com crianças e alunos”, esclarece.

Outro problema recorrente são os pedidos de informação, como solicitações sobre itinerários de ônibus, localização de órgãos públicos e hospitais. Nos casos de telefone mudo, as causas podem ser variadas, como uma ligação de emergência do celular, acionada sem o usuário perceber.

Os 47% das ligações que viram ocorrência são averiguação de local suspeito, perturbação do sossego (classificadas como não-criminais) e ameaça (classificada como crime não-violento). Dentre as consideradas como criminais, inclui-se lesão corporal, roubo a pedestre e acidente de trânsito com lesão culposa. (Bárbara Barros/SSP-RS)

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Percentual de cheques devolvidos é recorde para o mês de abril
O Facebook passa a usar inteligência artificial para traduzir textos: são traduzidos automaticamente quase 4,5 bilhões de textos por dia
https://www.osul.com.br/as-ligacoes-indevidas-para-o-telefone-190-da-brigada-militar-chegaram-53-no-primeiro-semestre/ As ligações indevidas para o telefone 190 da Brigada Militar chegaram a 53% no primeiro semestre 2017-08-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar