Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Às vésperas do julgamento da denúncia contra Bolsonaro, o bolsonarista Tarcísio de Freitas elogia a Justiça Eleitoral do País: “Garantidora da democracia”

Compartilhe esta notícia:

Por trás dessa postura, está a preocupação de Tarcísio em reforçar sua lealdade ao ex-presidente. Ele afirma que apoiará quem Bolsonaro escolher ao cargo. (Foto: Reprodução)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou o sistema eleitoral brasileiro durante evento no Palácio da Justiça do Estado, na noite de quinta-feira. Para Tarcísio, o País é “referência” no tema. A declaração do chefe do Executivo estadual contraria o discurso de seu padrinho político e aliado, Jair Bolsonaro (PL), e foi dada às vésperas do julgamento pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia sobre um plano de golpe em 2022, que pode tornar o ex-presidente réu em ação penal.

“O Brasil veio se tornando referência no que diz respeito, em termos de velocidade, de apuração, de tecnologia. Ou seja, muitos países têm que olhar para o Brasil e ver o que está sendo feito aqui”, disse Tarcísio ao participar da solenidade de abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Em diversas oportunidades, Bolsonaro questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas. Em julho de 2022, o então presidente da República convocou embaixadores estrangeiros para uma reunião no Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele voltou a atacar a Justiça Eleitoral do País, que foi acusada de não querer transparência na eleição presidencial que ocorreria naquele ano, e questionou sem provas uma suposta vulnerabilidade das urnas eletrônicas. Este fato foi a base para a condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o deixou inelegível por oito anos, até 2030.

O questionamento à lisura do sistema eleitoral brasileiro se tornou nos últimos anos um discurso constante dos bolsonaristas. Tarcísio, porém, foi na contramão ao participar do evento com representantes dos TREs.

“Em pouco tempo, os dados (dos votos) são contabilizados, a gente tem a proclamação de um resultado, a diplomação, e é isso de fato o que garante a representatividade”, afirmou o governador. “A gente tem que fazer o agradecimento à Justiça Eleitoral por todo esse trabalho, por todo esse empenho como garantidora da democracia brasileira.” (Estadão Conteúdo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco é convidado a se filiar ao União Brasil e pode deixar o PSD, diante da possibilidade de seu atual partido não apoiar a reeleição de Lula
As contas públicas e o jogo político: Congresso turbina orçamento de ministérios ligados ao Centrão
https://www.osul.com.br/as-vesperas-do-julgamento-pelo-supremo-da-denuncia-contra-bolsonaro-no-inquerito-do-golpe-o-bolsonarista-tarcisio-de-freitas-elogia-a-justica-eleitoral-do-pais-garantidora-da-democracia/ Às vésperas do julgamento da denúncia contra Bolsonaro, o bolsonarista Tarcísio de Freitas elogia a Justiça Eleitoral do País: “Garantidora da democracia” 2025-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar