Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Assad decreta anistia para militares que desertaram dos combates na Síria

Compartilhe esta notícia:

É a segunda vez em pouco mais de um ano que Assad decreta uma anistia destas características (Foto: AFP)

O presidente sírio, Bashar al-Assad, decretou neste sábado (25) uma anistia geral para militares desertores e para pessoas que se negaram a prestar serviço militar no país em guerra, informou a agência oficial Sana.

É a segunda vez em pouco mais de um ano que Assad decreta uma anistia destas características, que se aplica com a condição de que os desertores se apresentem em um prazo de um mês se viverem no país e de dois meses se estiverem no exterior.

O Exército sírio, que luta há mais de quatro anos contra rebeldes e jihadistas, está cada vez mais esgotado, já que combate por todo o país.

No início de julho, as autoridades sírias lançaram uma ampla campanha publicitária para convocar os cidadãos a se unir ao Exército, debilitado pelo crescente número de mortos em suas fileiras.

A soma de mortos em combate, deserções e rejeições em se alistar fizeram com que os efetivos do Exército sírio tenham caído à metade em relação a março de 2011, quando começou o conflito, segundo especialistas.

Mais de 80 mil soldados e milicianos favoráveis ao regime morreram desde o início da guerra civil, o que representa um terço do total de 230 mil mortos contabilizados pelo OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos). (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Cacau Protásio e Janderson Pires trocam alianças no Rio de Janeiro
Demi Moore tenta esconder rosto após comprar cremes para pele
Pode te interessar