Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Associação dos Criadores de Angus anuncia nova raça, a Ultrablack, que chega para unir a qualidade do sangue Angus com a rusticidade dos zebuínos

Compartilhe esta notícia:

José Roberto Pires Weber, presidente da Associação, anunciou o registro dos primeiros exemplares da raça Ultrablack, que teve autorização concedida pelo Ministério da Agricultura. (Foto: Carolina Jardine)

A Associação dos Criadores de Angus, como acontece tradicionalmente, reúne a imprensa para divulgar suas últimas iniciativas e as novidades que a entidade prepara para a Expointer. O encontro aconteceu ao meio-dia desta quarta-feira (02), na Capital. José Roberto Pires Weber, presidente da Associação, anunciou o registro dos primeiros exemplares da raça Ultrablack, que teve autorização concedida pelo Ministério da Agricultura. “É uma raça pura, sintética, resultante do cruzamento entre Angus e Brangus”, como atesta Mateus Pivato, médico veterinário e gerente de fomento da Associação dos Criadores de Angus. Segundo ele, trata-se de “uma ferramenta para a produção de Angus, detendo 81,25% de sangue Angus e o restante de Zebuíno”. O resultado é uma carne com mais qualidade, mantendo a rusticidade do zebuíno.

A ideia de lançar a Ultrablack teve origem no Congresso de Angus em 2016, quando a entidade tomou maior conhecimento do que vinha sendo praticado em mercados como Austrália, Estados Unidos, Paraguaia e Colombia, já detendo Know How neste cruzamento.

A previsão, como conta o gerente de fomento, Mateus Pivato, é de que os animais já estejam disponíveis para comercialização entre 2019 e 20120, pois o momento é de cobertura. “O primeiro animal foi registrado em São Paulo e outros dois no Rio Grande do Sul”, diz ele.

O presidente Weber, ao mencionar a Expointer, lembrou que a Angus tem a maior representação no evento, “batendo muito forte no rústico através do Programa de Certificação de Touros”, reiterando a importância do criador adquirir touros registrados. “O custo de um touro registrado é um investimento que logo dá retorno”, pois detém genética e cuidados.

Ele considera relevante no perfil da Angus o nicho de mercado conquistado, hoje com um market share de 89% no mercado interno e diz que o consumidor paga para ter qualidade. No último ano foram comercializadas 4 milhões de doses de sêmen. “O cruzamento tem demonstrado grandes resultados, atendido ao consumidor que é o grande fiel da balança”. A Angus está presente através de suas associações em 12 estados da Federação, com a raça disseminada em todo o País, posicionado entre os seis maiores mercados vendedores de sêmen. “O Rio Grande do Sul é depositário de uma genética de mais qualidade e agora também com a nova raça, adaptada a ambientes mais hostis”.

Embora com inscrições ainda abertas para a Expointer 2017, a Associação até o momento já registrou 110 animais de argola de 19 criatórios (SP e PR), representando uma queda de 34% sobre o ano passado. “Ano a ano vemos que os criadores optam por trazer menos animais em função do alto custo de transporte e permanência na exposição. Isso ocorre em diversas feiras no mundo e implica em uma maior seleção dos animais em julgamento. O que vem para as feiras é o melhor do melhor, uma apresentação cada vez mais padronizada que torna nossos julgamentos cada vez mais acirrados”, diz Weber. Com relação aos rústicos, a expectativa é de 35 trios. Os números deverão ser fechados até o dia 7 de setembro. O julgamento dos animais rústicos ocorrerá na segunda-feira, 28 de agosto.

O presidente da Associação também mencionou o sucesso do programa Angus Jovem, que vem desenvolvendo ações de campo, capacitações técnicas, aproximando cada vez o jovem ao setor e aos temas que dizem respeito à pecuária de corte. (Clarice Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Cooperativas receberam 40% da soja do RS
Caixa adere à medida de alongamento dos custeios aos arrozeiros
https://www.osul.com.br/associacao-dos-criadores-de-angus-anuncia-nova-raca-ultrablack-que-chega-para-unir-qualidade-do-sangue-angus-com-rusticidade-dos-zebuinos/ Associação dos Criadores de Angus anuncia nova raça, a Ultrablack, que chega para unir a qualidade do sangue Angus com a rusticidade dos zebuínos 2017-08-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar