Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Associação dos Oficiais busca o fortalecimento da Brigada e valorização de carreira

Compartilhe esta notícia:

Em seu discurso, o Coronel Marcelo Gomes Frota destacou os desafios da Asofbm. Foto: Sérgio Torres

 

A reunião-almoço de posse da nova diretoria da Associação dos Oficiais da Brigada Militar – Asofbm, realizada nesta terça-feira, 14, no Clube Farrapos, em Porto Alegre, marca um momento importante na história da entidade. No momento em que completa 26 anos de existência, a Associação adota um novo posicionamento, ainda mais ativo e integrado aos interesses da comunidade gaúcha.

A nova diretoria tem como presidente reconduzido o Coronel Marcelo Gomes Frota, que conta com o Coronel Marcos Paulo Beck como seu vice-presidente.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e o vice-prefeito da Capital Sebastião Melo; o deputado estadual Bombeiro Bianchini, na oportunidade representando a Assembleia Legislativa; o Desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos, o Juiz Dr. Amílcar Fagundes Freitas Macedo, representando o presidente do Tribunal de Justiça Militar, e o sub-Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen.

Convidado a fazer uso da palavra, o sub-Procurador Geral de Justiça, Fabiano Dallazen, destacou a importância de fortalecimento das instituições representativas como única forma de superar o grave momento político e econômico pelo qual o país passa. “A Brigada Militar é uma entidade formada por homens e mulheres aguerridos e bravos, que também necessitam, na retaguarda, de suas associações para manter viva a memória de como foram construídas a sua grandeza e respeitabilidade”, destacou.

O deputado estadual Bombeiro Bianchini destacou, em sua fala, os 179 anos da Brigada Militar, que se mantém forte apesar dos desafios de efetivo e condições de trabalho que enfrenta atualmente. “O governo está prestes a anunciar medidas como horas extras e mais efetivo, mas ainda é pouco. A Brigada Militar é o esteio da sociedade gaúcha, e merece todo o respaldo possível para que o povo gaúcho possa viver bem”. “A Asofbm sabe que pode contar comigo na Assembleia Legislativa”, , salientou.

“Cumprimentos ao presidente Coronel Frota por sua recondução devida a sua competência e pela forma respeitosa e carinhosa com que trata a todos e da qual nós deputados estaduais somos testemunhas, e temos certeza de que ele representa muito bem a Brigada Militar e a Associação dos seus Oficiais”, reforçou o parlamentar.

Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a Asofbm é “uma clara representação dos avanços do fortalecimento do Estado Democrático de Direito”. O governante se disse testemunha da fundação da entidade, no início dos anos 1990, quando seus pioneiros sofreram repressão, alguns sendo detidos em função deste pioneirismo de fundar o grupo.

Segundo Fortunati, o trabalho realizado pela Asofbm ao longo de seus 26 anos é importante para que se possa pensar não apenas a segurança, mas o bem estar do povo gaúcho. Para ele é importante também destacar que, apesar dos tempos difíceis, é possível ter plena convicção do profissionalismo da Brigada Militar. “Mesmo com déficit muito grande de profissionais e sem as condições adequadas para cumprir seu trabalho, a Brigada Militar persiste no policiamento ostensivo e preventivo. Se depender da corporação e da Asofbm, em breve novos tempos serão apontados na área da segurança pública gaúcha”.

O presidente reconduzido da Asofbm, Coronel Frota, finalizou a série de discursos destacando os 26 anos da entidade, e pedindo uma salva de palmas ao Coronel Beck, fundador da entidade que foi preso no início dos anos 1990 conforme citado pelo prefeito José Fortunati.

Sobre os desafios no nível federal, o Coronel Frota destacou os mais de 700 projetos de emenda constitucional e projetos de lei tratando dos mais diversos temas relativos à segurança pública. “Isto denota uma esquizofrenia legislativa fruto de um país que ainda não sabe bem o que quer”.

Segundo ele, o cenário estadual traz um contexto bastante restritivo de direitos. “Vencimentos parcelados de maneira injustificada a partir de uma opção do governo do Estado, que entende segurança pública como custo, e não como investimento. Enquanto for assim, nós teremos um tratamento desarmonioso em relação à relevância do serviço que prestamos aos cidadãos deste estado”, sublinhou.

Sobre o contexto da Brigada Militar, o Coronel Frota destacou a capacidade de gestão dos oficiais, mesmo com os desafios enfrentados diariamente. “A falta de efetivo é uma realidade, e a ausência de alunos Oficiais no ano em que a Academia de Polícia Militar alcança o seu centenário”. “No mesmo momento, é inegável que a nossa capacidade de gestão é espetacular, mas tem seus limites no efetivo e na missão a nos ser confiada”.

Para o Coronel Frota, o Oficial da Brigada Militar é “promotor da cidadania, defensor dos direitos fundamentais, procurador do bem comum, mediador da paz social e da ordem pública”. Enquanto dele são exigidas atitudes e comportamentos como dedicação exclusiva, sacrifício familiar, retidão de conduta, aptidão física, conhecimentos jurídicos e a máxima efetividade do principio constitucional da dignidade da pessoa humana mediante decisões em tempo real, enquanto não lhe é conferido o tratamento adequado frente a este leque de responsabilidades. “E é por isto que nossos oficiais nos delegaram a honrosa tarefa de representá-los na associação e estão a exigir que busquemos, em nome de todos eles, este tratamento harmonioso”, finalizou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Dentistas de todo o País ficaram de boca aberta: Polícia Federal prendeu a diretoria do Conselho Federal de Odontologia
A luta contra a injustiça é tão importante quanto o combate ao aborto, diz o papa
https://www.osul.com.br/associacao-dos-oficiais-busca-o-fortalecimento-da-brigada-militar-e-valorizacao-da-carreira/ Associação dos Oficiais busca o fortalecimento da Brigada e valorização de carreira 2016-06-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar