Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
10°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Associação Riograndense de Imprensa lança campanha para alertar sobre fake news

Compartilhe esta notícia:

“O Direito e o Dever de Duvidar” foi lançada nesta terça (16), na sede da entidade, em Porto Alegre.

Foto: O Sul

Com o manifesto “O Direito e o Dever de Duvidar”, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou sua nova campanha institucional, voltada para o combate à crescente disseminação de desinformações, principalmente em meios digitais. Em evento na manhã desta terça-feira (16), a iniciativa foi oficialmente comunicada, na presença de jornalistas e autoridades estaduais e municipais.

Sob o mote “Duvide do que você vê, ouve e lê”, o foco da campanha é alertar a população sobre notícias falsas, áudios e vídeos manipulados, que são, muitas vezes, viabilizados por inteligência artificial. “É o direito e o dever da sociedade de duvidar. É um ‘pontapé’ que a ARI está dando, e quem sabe pode fazer que outros entes e a sociedade se engajem nessa campanha”, comentou o presidente da ARI, José Maria Nunes.

O manifesto foi lido, na ocasião, pela voz da jornalista Tatiana Gomes. No documento, o apelo é justamente para que o público questione as informações e opiniões recebidas por mídias sociais antes de repassá-las. Neste sentido, o jornalismo profissional é a ferramenta sugerida pela instituição para a verificação da veracidade destes conteúdos, considerando a credibilidade e o profissionalismo dos veículos de imprensa.

No lançamento da campanha, a ARI também ressaltou a importância deste movimento em um ano eleitoral, visando ao letramento midiático da população e à lisura das eleições. “Eu acredito que a campanha vem em um ótimo momento, para fazer com que as pessoas saiam de suas bolhas e, ao receberem uma informação através de sua rede social, possam checar com outra fonte de informação”, opinou o presidente.

De acordo com Nunes, o próximo momento da campanha consiste em colher vídeos e depoimentos de jornalistas e autoridades conscientizando sobre o assunto de forma a atingir e mobilizar a maior parte da população.

Conduzido pela vice-presidente da ARI, Cláudia da Fonseca Coutinho, o lançamento teve a presença do presidente de Honra da instituição, João Batista Filho, e do presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Adolfo Lino de Souza. Além deles, participaram o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do RS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, e o secretário de Comunicação de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Adoecimento e informalidade: Audiência Pública no TRT-4 debaterá desafios para a prevenção de acidentes de trabalho
Exportações da Indústria de Transformação caem 12,5% no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/associacao-riograndense-imprensa-campanha-fakenews/ Associação Riograndense de Imprensa lança campanha para alertar sobre fake news 2024-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar