Sexta-feira, 23 de julho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Astronautas instalam painéis solares na Estação Espacial Internacional

Compartilhe esta notícia:

O astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia, verifica os cabos para instalar novos painéis solares. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (20), os astronautas Shane Kimbrough, da Nasa, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), instalaram dois dos seis novos conjuntos de painéis solares na Estação Espacial Internacional (ISS). A caminhada espacial, que durou cerca de 6h28, foi concluída por volta das 15h10 (horário de Brasília).

Foram implantados novos conjuntos de painéis solares ISS Roll-Out Solar Array (iROSA) no lado esquerdo (bombordo) da estrutura de backbone da estação (P6), informou a Nasa. Na quarta-feira (16), os astronautas realizaram outra caminhada espacial, mas tiveram atrasos técnicos na ocasião e fizeram a instalação parcial do equipamento.

Esta é a quarta vez que Pesquet realiza uma caminhada espacial, enquanto Kimbrough realizou sua oitava.

Próxima caminhada agendada

“Kimbrough e Pesquet desdobraram com sucesso o painel solar, fixaram-no no lugar e conectaram os cabos à fonte de alimentação da estação para completar a implantação”, disse a agência norte-americana em comunicado.

De acordo com a Nasa, a segunda atualização do painel solar está prevista para o canal de energia 4B (P6). Esta outra caminhada espacial está agendada provisoriamente para a próxima sexta-feira (25).

No total, a agência informa que seis dos oito canais de energia da ISS serão atualizados. Isso garantirá, entre outros, suprimento de energia suficiente para “as demonstrações de tecnologia de exploração da Nasa para [o projeto] Artemis”.

Telescópio

Na última quarta-feira (16), a Nasa anunciou que o Telescópio Espacial Hubble enfrentou problemas de funcionamento.  Na noite de sexta-feira (18), um comunicado da agência informou que a equipe de operações vem executando testes e coletando mais informações “sobre o sistema para isolar ainda mais o problema”. Enquanto isso, os instrumentos científicos permanecem em um modo de segurança para evitar mais problemas.

Por outro lado, a agência afirma que tanto o telescópio quanto seus instrumentos estão em bom estado. A Nasa tentou reiniciar o computador, mas a tentativa falhou. Inicialmente, a suspeita do problema estava em um módulo de memória degradado. Entretanto, após mudar para um módulo de backup, o problema persistiu.

Computador de 1980

A agência realizou novos testes com ambos os módulos “para obter mais informações de diagnóstico”. Infelizmente, a tentativa também não foi bem-sucedida.

Em específico, a agência informa que o computador de carga útil é um NSSC-1 (NASA Standard Spacecraft Computer-1), construído na década de 1980. O computador é responsável por controlar e coordenar os instrumentos científicos, além de monitorar sua saúde e segurança.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Filme brasileiro vence prêmio em Berlim
iPhone 14 chega em 2022 com os primeiros chips em 3nm
Deixe seu comentário
Pode te interessar