Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de junho de 2017
Entre as 7 vítimas do ataque terrorista da noite de sábado em Londres, há uma canadense e um francês. O ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico também terminou com três terroristas mortos e dezenas de pessoas feridas. Pelo menos 48 foram levadas de ambulância a cinco hospitais da cidade. Outras pessoas foram atendidas no local.
Veja o que se sabe sobre as vítimas, os desaparecidos e alguns feridos:
Vítimas
Chrissy Archibald
Chrissy Archibald morreu nos braços do noivo. (Foto: Reprodução)
A canadense de 30 anos é a primeira vítima identificada. Sua família conta que antes de se mudar para o Reino Unido para morar com o noivo ela trabalhava em um abrigo para pessoas sem-teto. “Nos entristecemos com a perda da nossa linda e amanada filha e irmã. Ela tinha espaço para todos em seu coração e acreditava fortemente que todas as pessoas deveriam ser respeitadas e valorizadas”, diz o comunicado.
“Ela não entenderia a insensível crueldade que causou a sua morte. Por favor, honrem-na fazendo a sua comunidade um lugar melhor. Ofereça seu tempo e trabalho ou doe para um abrigo para pessoas sem-teto. Digam a eles que Chrissy enviou vocês”, diz a nota.
Cidadão francês
O Ministro de Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, confirmou na manhã desta segunda que um cidadão francês morreu no ataque. Além disso, dois franceses estão sumidos e 8 internados em hospitais, sendo que 4 em estado crítico.
As of now, "1 compatriot has died, 2 are reported missing, and 8 are in hospital (4 critically injured)" following the #LondonAttacks
— French Embassy UK (@FranceintheUK) June 5, 2017
Desaparecidos
James McMullan
Cartão de James foi encontrado em um corpo mas não é oficial. (Foto: Reprodução)
Morador de Londres, de 32 anos, James foi visto pela última vez na noite de sábado do lado de fora do pub Barrowboy & Banker, perto do lado sul da London Bridge. Acredita-se de James também tenha morrido no ataque, mas a informação não foi confirmada ainda oficialmente.
Sua irmã, Melissa McMullen, disse a jornalistas nesta segunda que a polícia informou sua família que um cartão de banco de James foi encontrado com o corpo de uma das vítimas, mas que ele ainda não foi formalmente identificado como morto.
“Palavras nunca poderão explicar a sua essência. Em nenhum outro lugar você encontrará tal humor e personalidade única, em alguém que coloca seus amigos e família acima de tudo. Ele era uma inspiração”, disse Melissa em um comunicado emocionado.
Ignacio Echeverría
Espanhol trabalhava no HSBC. (Foto: Reprodução)
Ignacio estava na London Bridge passeando com amigos na noite de sábado. Em uma mensagem no Facebook, seu pai pede por ajuda para encontra-lo. Segundo a mensagem, Ignacio trabalha no HSBC e na noite de sábado entrou em uma briga e caiu no chão, segundo disseram seus amigos. Foi a última vez em que foi visto.
Sebastien Belanger
Francês trabalhava em Londres. (Foto: Reprodução)
O francês que trabalha em Londres estava com amigos em um restaurante perto da London Bridge quando ocorreu o atentado. “Nós o perdemos no pânico”, diz um dos amigos que estava com ele. Os amigos pedem ajuda pelas redes sociais para encontrá-lo.
Sara Zelenak
Australiana está desaparecida. (Foto: Reprodução)
A australiana de 21 anos que trabalha como babá também foi vista pela última vez na reigão da London Bridge na noite de sábaso. Segundo o jornal “ABC News”, seus famliares não sabem dela desde o ataque e estão em contato com as autoridades britânicas. O premiê australiano Malcolm Turnbull disse que há “grande preocupação” sobre dois cidadãos da Austrália que estavam em Londres.
Xavier Thomas
Chirstine foi ferida e Xavier está desaparecido. (Foto: Reprodução)
O casal de franceses Christine Delcros e Xavier Thomas foi vítima do atentado, segundo um apelo da irmã de Christine publicado no Facebook. Christine está hospitalizada e ferida em estado grave. Já Xavier, está desaparecido. “Apelamos a todos que tenham alguma notícia de Xavier Thomas. Estamos muito preocupados”, diz a irmã de Christine, que viajou da França a Londres.
(AG)