Segunda-feira, 06 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Cloudy

Geral Atenção! Aplicativo FaceApp pode abrir porta para abusos com dados dos usuários

Compartilhe esta notícia:

O aplicativo faz edição e aplicação de filtros em imagens, como a simulação das faces em idades mais avançadas ou em outros gêneros. (Foto: Reprodução FaceApp/Reprodução Agência Brasil)

Um novo aplicativo tem ganhado as redes sociais nos últimos dias. Apenas com o upload de uma foto da pessoa, ele mostra como ela ficaria em versão mais velha. A ferramenta se chama FaceApp e também conta com outros filtros. Porém, é preciso ficar atento pois suas normas internas podem facilitar que a empresa abuse na utilização dos dados de seus usuários. Algumas cidades chegaram a banir esse recurso, como São Paulo, que proibiu o uso no metrô.

A política de privacidade da ferramenta afirma que acessa informações do seu aparelho “incluindo as páginas que você acessa, add-ons e outras informações que nos auxiliam a melhorar o serviço”. A tecnologia utilizada pela empresa permite que sua navegação seja totalmente rastreada.

A diretora da organização Coding Rights, Joana Varon, avalia que o uso do app traz uma série de riscos e viola a legislação brasileira ao afirmar que poderá ser regido por leis de outros países, inclusive o Artigo 11º do Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965). Joana considera a política de privacidade do FaceApp muito permissiva, uma vez que não é possível saber quais dados serão utilizados, como e por quais tipos de empresas. Ela diz que o principal problema são os bancos de imagens, uma vez que as tecnologias de reconhecimento facial têm se mostrado abusivas, como nas aplicações de segurança pública.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Lista para não receber ligações de telemarketing já tem mais de 600 mil pessoas
Mais 76 novos partidos políticos aguardam autorização do Tribunal Superior Eleitoral para entrar em funcionamento
Deixe seu comentário
Pode te interessar