Sexta-feira, 10 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Atenção doadores de sangue: hemocentro do HPS de Porto Alegre recebe voluntários neste sábado

Compartilhe esta notícia:

Jornada especial vai das 8h ao meio-dia. (Foto: Itamar Aguiar/Arquivo SES)

Das 8h ao meio-dia deste sábado (11), o hemocentro do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre volta a realizar expediente adicional para doadores. A iniciativa se dá dá por meio de agendamento pelo whatsapp (51) 3289-7658. Todos os tipos de sangue são bem-vindos, especialmente O-positivo e O-negativo.

O objetivo é facilitar a logística para voluntários, com foco no reforço dos estoques, fundamentais ao atendimento de urgências e emergências como acidentes ou cirurgias. “Uma bolsa de sangue pode auxiliar no atendimento de emergência de até quatro pessoas, por isso, a colaboração do público é tão importante”, ressalta a instituição.

Localizado no segundo andar do prédio, o setor tem acesso pela avenida Venâncio Aires nº 1.116, próximo à avenida Osvaldo Aranha (bairro Bom Fim). O banco de sangue do HPS funciona regularmente de segunda a sexta-feira, também no turno da manhã, com capacidade para receber até 20 colaboradores por dia.

Após a coleta, cada componente do material é rigorosamente testado. Passa, ainda, por processamento sob responsabilidade do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs).

Exigências ao doador

– Apresentar documento oficial com foto.

– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização da mãe, pai ou outro responsável).

– Pesar ao menos 50 quilos.

– Dispor de boa condição geral de saúde.

– Não estar sob jejum.

– Ter dormido no mínimo seis das últimas 24 horas.

– Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).

– Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis através do sangue.

– Não ser usuário de drogas ilícitas injetáveis. Se tabagista, não fumar no período de duas horas antes da doação.

Outras instituições

Além do Pronto Socorro, outros hospitais da capital gaúcha contam com seus próprios bancos de sangue. Dias, horários, telefones de contato e outros detalhes devem ser consultados diretamente junto a cada instituição.

No Hospital de Clínicas (rua São Manoel nº 543, bairro Santa Cecília, a poucas quadras do HPS), a doação é importante para garantir os estoques necessários à realização de transfusões, cirurgias e transplantes, dentre outros procedimentos. Doadores podem se dirigir ao local de segunda a sexta-feira (8h-17h) ou aos sábados pela manhã.

Há também o Hemocentro (avenida Bento Gonçalves nº 3.722, bairro Partenon), que atende por ordem de chegada mas permite agendamento pelo whatsapp (51) 98405-4260 ou por meio do site saude.rs.gov.br (acessar página “Carta de Serviços”). O telefone de contato é (51) 3336-6755.

Já no Interior do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) conta com hemocentros em diversas cidades. A lista inclui Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre), Bagé e Alegrete (ambas na Fonteira-Oeste), Caxias do Sul (Serra Gaúcha), Tramandaí (Litoral Norte), Santa Maria (Região Central), Passo Fundo (Norte), Pelotas (Sul), Parobé (Vale do Paranhana), Frederico Westphalen, Cruz Alta e Santa Rosa (as três na Região Noroeste). Saiba mais em estado.rs.gov.br/ses.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

“Operação Inverno”: Porto Alegre tem 11 postos de saúde abertos neste sábado e 5 no domingo
Violência contra as mulheres é tema de palestra da Brigada Militar a estudantes de Porto Alegre e Região Metropolitana
Pode te interessar