Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Atentado deixa três mortos em um shopping de Bogotá

Compartilhe esta notícia:

O presidente Juan Manuel Santos ofereceu recompensa pela captura de responsáveis. (Foto: Reprodução)

Três pessoas morreram e nove ficaram feridas no sábado (16) em uma explosão no Shopping Andino, em Bogotá, informou o prefeito da cidade colombiana, Enrique Peñalosa, que classificou o incidente como “atentado terrorista covarde”.

Uma bomba foi detonada dentro do banheiro feminino do segundo andar do centro de compras às 17h (horário local, 19h em Brasília). O shopping, situado na turística Zona T, muito frequentada por estrangeiros, foi evacuado e as ruas ao redor foram fechadas por carros de polícia.

Entre as vítimas está a francesa Julie Huynh, de 23 anos, segundo o prefeito de Bogotá. Posteriormente, a Clínica do Country confirmou as mortes de Ana María Gutiérrez, de 27 anos, e Lady Paola Jaimes Ovalle, de 31 anos, “em consequência das lesões sofridas”. Quatro feridos estão em estado crítico.

“Estávamos atendendo clientes quando escutamos a explosão, no segundo piso”, disse Michael Montoya, que trabalha na Nicolukas, no terceiro piso.

“Descemos para ver o que tinha acontecido e tinha gente ensanguentada, chorando. Foi no banheiro porque só saíam mulheres chorando. Havia muita fumaça e os seguranças retiraram todos”, completou ele.

Peñalosa avaliou que ainda é cedo para afirmar que “um grupo é responsável pelo atentado, mas claramente foi um atentado terrorista covarde”.

A Colômbia vive um conflito armado de mais de meio século, que envolve guerrilheiros, paramilitares e agentes do estado e já deixou 260 mil mortos, 60 mil desaparecidos e 7,1 milhões de deslocados.

Recentemente, as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) assinaram um acordo de paz com o presidente Juan Manuel Santos, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em outubro por seus esforços.

O ELN (Exército de Libertação Nacional), que é o segundo maior grupo guerrilheiro do país e também negocia um acordo de paz com o presidente colombiano, condenou o ataque disse que “jamais faria ações com o objetivo de atingir a população civil”.

A delegação de paz do ELN, que negocia o acordo com Santos em Quito, manifestou sua solidariedade com as vítimas e pediu que as autoridades investiguem o ataque a fundo para identificar os responsáveis.

O presidente Juan Manuel Santos defendeu neste domingo (18) a paz na Colômbia, um dia depois do atentado, e ofereceu uma recompensa de 33 mil dólares pela captura dos responsáveis. Ele repudiou o ataque e ordenou ao diretor da Polícia Nacional, general Jorge Nieto, uma exaustiva investigação para determinar a origem da explosão.

“Minha mais enérgica condenação ao atentado no CC Andino. Regressando a Bogotá neste momento para ficar à frente da situação”, escreveu Santos no Twitter.

“Com a paz, com a reconciliação, avançamos muito para garantir a tranquilidade dos colombianos”, disse Santos mais tarde após uma reunião com o comando da força pública na Casa Nariño.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Venezuela teria usado apagões no país para fraudar contratos para abastecimento de energia e enviar o dinheiro para contas secretas na Suíça
O presidente francês e o premiê canadense disputam o título de líder mais “descolado”: Eles são jovens, usam gravata “slim” e praticam esportes
https://www.osul.com.br/atentado-deixa-tres-mortos-em-um-shopping-de-bogota/ Atentado deixa três mortos em um shopping de Bogotá 2017-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar