Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Após atentado contra indígenas, Sérgio Moro avalia envio da Força Nacional ao Maranhão

Compartilhe esta notícia:

Moro lamentou o atentado e disse que a Funai e Polícia Federal foram acionadas e vão tomar as devidas providências.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Qualquer movimento para esvaziar agora a pasta de Moro traria enorme desgaste político ao governo. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Um atentado contra lideranças indígenas Guajajara, ocorrido no sábado (7) na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no Maranhão, teve duas mortes confirmadas e dois índios ficaram feridos. Eles foram encaminhados ao hospital, com o apoio do Distrito Sanitário Especial do Maranhão. O governo do Maranhão comunicou o caso à PF (Polícia Federal) e pediu providências. Pelo Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, lamentou o atentado e disse que a Funai e Polícia Federal foram acionadas e vão tomar as devidas providências.

A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão informou no sábado (7), no Twitter, que está acompanhando o caso com a Secretaria de Segurança Pública e representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio). Uma equipe da Secretaria dos Direitos Humanos foi encaminhada para Jenipapo dos Vieiras, município onde ocorreu o atentado. A Secretaria de Segurança e as polícias Civil e Militar também atuam no caso.

O ministro Sérgio Moro lamentou o caso, prestou solidariedade aos familiares e vítimas e falou sobre providências em relação ao caso.

“Lamento o atentado, ocorrido hoje no Maranhão, que terminou com dois índios guajajara mortos e outros feridos. Assim que soube dos tiros, a Funai foi até a aldeia tomar providências, junto com as autoridades do governo do Maranhão. A PF já enviou uma equipe ao local e irá investigar o crime e a sua motivação. Vamos avaliar a viabilidade do envio de equipe da Força Nacional à região. Nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares”, afirmou Moro.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Maranhão começou a repassar para a Polícia Federal o material levantado no local do atentado aos índios.

Segundo o superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), Guilherme Campelo, uma equipe da PF já está em Barra do Corda trabalhando no caso.

“Realizamos os primeiros levantamentos e requisição de perícia, bem como apreensão de uma motocicleta, que estava em um dos locais de crime com um projétil alojado nela e foi recolhida para perícia. Produzimos um relatório e repassamos à PF, que já chegou em Barra do Corda com uma equipe”, disse Guilherme Campelo.

Por meio de nota, a Polícia Federal confirmou que uma equipe foi deslocada para o local ainda no sábado e que “um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes e suas circunstâncias”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Justiça tornou réu e afastou o policial militar acusado de ter matado a menina Ágatha no Rio
A pesquisa e a tecnologia fizeram a exportação agrícola do País bater recorde
https://www.osul.com.br/atentado-no-maranhao-deixa-dois-indios-mortos-e-ministro-fala-em-enviar-forca-nacional/ Após atentado contra indígenas, Sérgio Moro avalia envio da Força Nacional ao Maranhão 2019-12-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar