Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre entregou nessa quarta-feira (29) a reforma do posto de saúde da Ilha da Pintada (bairro Arquipélago), totalmente recuperado após os danos causados pela enchente de maio do ano passado. Foram investidos na unidade cerca de R$ 870 mil, provenientes de recursos federais emergenciais e de emendas parlamentares.
Com 3,2 mil pessoas cadastradas, o serviço possui espaços para acolhimento, consultórios, sala de vacinas, atendimento odontológico, testes rápidos, puericultura, curativos e pré-natal, e faz cerca de 100 atendimentos por dia. A novidade é que a unidade passa a ter uma equipe multiprofissional (e-multi), com atuação integrada entre profissionais como psicólogo, psiquiatra, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico, que atuam para promover ações de cuidado, prevenção e acompanhamento contínuo dos usuários.
As obras incluíram reparos estruturais, substituição de mobiliário e equipamentos danificados pela água, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura geral, troca de pisos e adequações internas. O objetivo é restabelecer o atendimento com qualidade e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e de acolhimento aos usuários.
O titular da SMS, Fernando Ritter, compareceu à cerimônia de entrega da reforma à comunidade: “Ninguém caminha sozinho. Cada mão estendida, cada equipe, faz toda a diferença em momentos difíceis. Retomar o território e devolver o serviço à comunidade mostra que a vida começa a voltar ao estado parecido com o que tínhamos anteriormente”.
A iniciativa faz parte do plano de reconstrução da rede municipal de saúde, que teve diversas unidades afetadas pela enchente e tem sido recuperada de forma gradual. Nesta sexta-feira (31) será a vez do posto de saúde do bairro Mario Quintana (Zona Norte). Já em novembro serão reinauguradas outras três unidades de saúde 100% reformadas: Sarandi, Diretor Pestana e Nova Brasília.
Profissionais dedicados
A equipe é composta por duas agentes comunitárias de saúde, uma auxiliar-administrativa, um auxiliar de hospitalidade, uma enfermeira, uma médica e três técnicos de enfermagem, além da gerente e das e-multis.
“Hoje é um marco na história da Ilha da Pintada, quando nós retomamos o espaço de atendimento, com qualidade, com a vontade, a resiliência e o amor da equipe pela população”, disse a gerente, Rafaela Foljarini.
“O trabalho desta equipe de saúde é incrível, e a unidade vai servir de apoio, tranquilidade e cuidado para nós que vivemos aqui”, completou a líder comunitária Beatriz Gonçalves Pereira.
(Marcello Campos)