Ícone do site Jornal O Sul

Ator português medita durante voo e é confundido com terrorista

Heitor Lourenço esteve de férias em Paris, mas a sua viagem não acabou da melhor forma. Quanto retornava a Portugal foi confundido com um terrorista. Foto: Reprodução

Heitor Lourenço, 47 anos,  ator de sucesso em Portugal, estava cantarolando uma oração enquanto meditava lendo um texto sagrado tibetano a bordo de um avião enquanto aguardava a decolagem de Paris, na França, para terras lusas. Mas seu momento de reflexão e entrega foi confundido com um ato terrorista pelos passageiros, que ficaram alarmados. Assim, ele foi retirado do voo pela polícia.

“A polícia me disse que eu tinha sido denunciado como suspeito de terrorismo a bordo do avião, porque estava recitando o Alcorão em voz alta, e estava lendo um texto envolvendo as palavras ‘morte’ e ‘bomba'”, contou Heitor Lourenço à rede de televisão portuguesa SIC.  O incidente ocorreu no final de junho.

Lourenco disse que o texto que ele lia em um tablet continha caracteres tibetanos e o dispositivo um cronômetro para lhe informar quanto tempo tinha meditado, o que provavelmente causou associações com uma bomba. Ele foi libertado depois de seis horas de interrogatório no qual a polícia assistiu a vídeos dele na internet para comprovar que ele é um ator de teatro e de televisão. Eles também verificaram seu perfil no Wikipedia, que afirma que ele é budista.

Sair da versão mobile