Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 20 de janeiro de 2016
A atriz Kate del Castillo, que mediou a entrevista do traficante Joaquín “El Chapo” Guzmán com o ator americano Sean Penn, será investigada pela Procuradoria-Geral da República do México por lavagem de dinheiro. O processo se dará após o jornal mexicano El Universal ter publicado mensagens de texto que indicam a possibilidade de que o traficante invista na produtora de tequila Honor del Castillo, da qual a atriz é sócia.
Em entrevista publicada nessa terça-feira pelo diário, a procuradora-geral, Arely Gómez, diz que há indícios do envolvimento, mas que será necessário ter provas mais contundentes. Segundo Arely, a relação de Guzmán e Kate foi descoberta depois que foram grampeados os telefones de Andrés Granados Flores, advogado do líder do cartel de Sinaloa.
Nas mensagens, a atriz afirma que seria “incrível e divino” a possibilidade de que os dois fossem sócios. A procuradora não descartou que os recursos fossem usados para fazer um filme sobre “El Chapo”. Arely disse que a Justiça deverá chamar Kate para depor como testemunha. A atriz, que mora em Los Angeles (EUA), deverá dar suas declarações no consulado mexicano da cidade.
Além do suposto investimento de “El Chapo” em sua fábrica de tequila, ela ainda é investigada por outras ligações financeiras com o traficante, incluindo o financiamento para a viagem de Sean Penn ao México, em 2 de outubro de 2015. Na visita ao México, Penn entrevistou “El Chapo”, e o conteúdo foi publicado pela revista americana Rolling Stone.
Os comentários estão desativados.