Sábado, 11 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Atuação de Alckmin nas negociações com os EUA reforça papel político do vice no Planalto

Compartilhe esta notícia:

Segundo interlocutores do governo, Geraldo Alckmin teve um papel crucial na viabilização do diálogo entre Lula e Donald Trump. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Protagonismo de vice

Contrariando a expectativa de atuação “apagada” à frente da vice-presidência, ventilada no início do atual governo, Geraldo Alckmin vem ganhando cada vez mais protagonismo em meio às negociações no entorno das tarifas dos Estados Unidos contra o Brasil. Segundo interlocutores do governo, o número dois do Planalto – que pode voltar a compor a chapa eleitoral ao lado de Lula em 2026 – teve um papel crucial na viabilização do diálogo desta segunda-feira entre o presidente brasileiro e seu homólogo estadunidense Donald Trump.

Discurso abalado

A conversa entre Lula e Trump desta segunda-feira desidratou o discurso da oposição que apontava o meio bolsonarista como único canal de diálogo possível entre o Brasil e os EUA para resolver a crise do “tarifaço”. À frente da condução da narrativa, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) segue minimizando os efeitos da aproximação entre o Planalto e a Casa Branca, enquanto destaca nas redes sociais os acenos do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio ao bolsonarismo.

Perfil complicado

Escolhido por Trump como representante dos EUA nas negociações com o Brasil sobre o “tarifaço”, Marco Rubio é conhecido pelo perfil extremamente ideológico e por críticas diretas à Suprema Corte brasileira. Apesar da indicação, comemorada como um “golaço” por Eduardo Bolsonaro, o assessor especial do presidente Lula para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, já afirmou que o secretário de Estado de Trump “não preocupa” o governo brasileiro.

Problemas internos

Além da possível virada de jogo do governo Lula nas negociações com os Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro também vem tendo dores de cabeça com lideranças da direita que desde já disputam o espólio político do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em publicação no X, nesta segunda-feira, o deputado federal afirmou que não deixará prosperar “confabulações” que tratam seu pai como “uma carniça política a ser rapinada por abutres”.

Ameaça às eleições

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), solicitando a inelegibilidade do parlamentar. Em representação encaminhada nesta segunda-feira, Erika afirma que, ao afirmar nas redes sociais que “sem anistia, não haverá eleições em 2026”, Eduardo executou uma ameaça à realização do pleito eleitoral.

Fake news

Em meio à repercussão da “crise do metanol” em todo o país, uma onda de vídeos falsos sobre supostos casos de adição da substância a lotes de refrigerante e até mesmo de leite começou a circular nas redes sociais. Contrariando os boatos, o Ministério da Justiça afirma que, até o momento, informações da imprensa e de órgãos oficiais apontam exclusivamente para casos de adulteração de bebidas alcoólicas.

Visita boliviana

Antes de embarcar para o cumprimento de agendas no Maranhão, nesta segunda-feira, o presidente Lula recebeu o presidente da Bolívia, Luis Arce, na Base Aérea de Brasília. Os dois chefes de Estado tiveram um diálogo de cerca de 25 minutos para dar continuidade às agendas de cooperação bilateral entre seus países.

Lista suja

O Ministério do Trabalho divulgou nesta segunda-feira a atualização do Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova versão da chamada “Lista Suja” abrange 159 empregadores, sendo 101 pessoas físicas e 58 pessoas jurídicas, com aumento de 20% em relação à atualização anterior.

Internação de menores

Os parlamentares da CCJ do Senado podem votar nesta quarta-feira o projeto que torna mais rigoroso o conjunto de medidas de internação de menores infratores. De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), a matéria cria a figura da audiência de custódia para “prisão em flagrante” de menores e acaba com o prazo máximo de 45 dias para essa internação provisória – prevendo a prisão preventiva em 24 horas após o crime.

Homenagem aos idosos

Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Senado promoveu nesta segunda-feira uma sessão especial para homenagear a população da terceira idade. Articulado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o encontro abordou os principais desafios enfrentados por essa parcela da sociedade, além de destacar a importância de políticas públicas que atendam às suas necessidades.

Proteção ao campo

A Comissão de Agricultura da Câmara concedeu parecer positivo nesta segunda-feira ao projeto que cria um programa nacional de proteção ao agronegócio e às comunidades rurais do Brasil. Destinado ao fortalecimento da segurança no campo e ao combate a crimes como abigeato e invasões de propriedade, o texto aguarda análise da CCJ e das comissões de Finanças e Segurança Pública.

Doação aos uruguaios

O governo Lula encaminhou à Câmara dos Deputados um projeto para autorizar a doação de duas aeronaves Bell Jet Ranger III (IH-6B), da Marinha do Brasil, à Armada Nacional do Uruguai. Segundo o ministro da Defesa, José Múcio, os aviões estão em condições de operação limitadas para atender às necessidades correntes da força armada brasileira e serão substituídos por modelos mais robustos e modernos.

Democracia no digital

O Tribunal Regional Eleitoral do RS promoverá no próximo dia 10 de outubro o seminário “Democracia na Era Digital”, que reunirá especialistas para debater os riscos e desafios que o avanço tecnológico impõe ao sistema democrático. O evento terá como pautas principais a inteligência artificial generativa, a utilização de deepfakes e as práticas de desinformação, com foco em seus reflexos no período pré-eleitoral.

Prolongamento recusado

Vereadores da base do governo de Sebastião Melo conseguiram barrar o avanço de requerimentos apresentados pela oposição para estender os trabalhos da CPI do Desmonte do DMAE na Câmara de Porto Alegre. Diante da falta de tempo extra, solicitado para a realização de novas oitivas, o colegiado deve ter seu relatório final apresentado em 13 de outubro e votado até o dia 16.

Sinal de ajuda

Teve início na Câmara de Porto Alegre a discussão do projeto de lei e do substitutivo do vereador Gilson Padeiro (PSDB) que instituem o Programa de Cooperação Sinal de Ajuda na Capital. A iniciativa pretende buscar a adesão voluntária de estabelecimentos do município ao protocolo de identificação e encaminhamento de pedidos de socorro por meio do sinal de ajuda, que consiste em um gesto discreto usado por vítimas de violência doméstica para solicitar auxílio.

  • @obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Lula avança
Malandragem
https://www.osul.com.br/atuacao-de-alckmin-nas-negociacoes-com-os-eua-reforca-papel-politico-do-vice-no-planalto/ Atuação de Alckmin nas negociações com os EUA reforça papel político do vice no Planalto 2025-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar