Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Atualização de segurança altera a consulta e pagamento do IPVA no RS

Compartilhe esta notícia:

Medida já estava programada e prossegue até segunda-feira. (Foto: EBC)

Uma atualização já programada pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) do Rio Grande do Sul no site e no aplicativo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) exigiu que o governo gaúcho providenciasse mudanças no sistema de consulta e pagamento do tributo. Até a conclusão do serviço, os dois procedimentos são realizados em detran.rs.gov.br.

Por meio do site, é utilizada a autenticação pelo login no portal gov.br. É possível gerar “QR Code” para pagamento à vista ou parcelado via Pix (inclusive para taxa de licenciamento e eventuais multas), bem como a quitação ou obtenção de informações relativas a anos anteriores.

O Pix está disponível em mais de 760 instituições e é usado tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem quer pagar em cota única. Quem não possui login no portal gov.br deve fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para pagar o imposto. Na lista estão Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil, bem como a rede de lotéricas da Caixa.

Os contribuintes que estão pagando o tributo de forma escalonada pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela. Para manter o parcelamento, é preciso fazer os pagamentos dentro dos prazos estipulados.

Retomada

Com foco em maior segurança para o usuário, evitando possíveis golpes, as medidas adotadas provisoriamente prosseguem até a próxima segunda-feira (8), quando site e aplicativo do IPVA voltarão a funcionar normalmente, com uma nova versão.

Isso deve ocorrer antes do vencimento do imposto por placas, que ocorre a partir da penúltima semana de abril, de 24 a 30, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual.

O contribuinte que pagar o imposto neste mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções proporcionadas pelos programas “Bom Motorista” e “Bom Cidadão” até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

Atenção dedobrada

Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code, é necessário acessar o site do Detran-RS e utilizar a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Também é importante que os proprietários mantenham atenção redobrada ao nome que consta como beneficiário do Pix. As informações corretas são:

– Nome: Ipva Sefaz/RS.
– CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81.
– Instituição: Bco do Estado do RS S.A.
– Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080.
– Bco do Estado do RS S.A..

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias
Seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil completa 92 anos de atividades
https://www.osul.com.br/atualizacao-de-seguranca-altera-a-consulta-e-pagamento-do-ipva-no-rs/ Atualização de segurança altera a consulta e pagamento do IPVA no RS 2024-04-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar