Terça-feira, 25 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Audiências de custódia podem reduzir pela metade o número de presos provisórios no Brasil, diz presidente do Supremo em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Ministro Ricardo Lewandowski afirma que iniciativa tenta diminuir prisões desnecessárias. (Foto Daniela Barcellos/Palácio Piratini)

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, no Foro Central de Porto Alegre, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, lançou a primeira Audiência de Custódia do Estado.

Segundo Lewandowski, a iniciativa tenta diminuir o número de prisões desnecessárias, evitar o abuso e a tortura de presos e conferir efetivo controle judicial, conforme preveem tratados internacionais assinados pelo Brasil. Com o expediente, os presos serão ouvidos em um prazo máximo de até 24 horas, todos os dias da semana.

Para atender a nova demanda, o plantão do Foro Central passa a contar com sete juízes – hoje são cinco. O projeto piloto fica em vigor por 120 dias no RS. Um preso envolvido em furto de carro participou audiência pioneira, que durou cerca de dez minutos.

Estiveram no lançamento, também, o vice-governador José Paulo Cairoli, e o presidente do TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS), desembargador José Aquino Flôres de Camargo. Para implantação no RS, foi firmado um termo de cooperação técnica entre o TJ-RS, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a OAB-RS. O projeto já está implantado em São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso). Serão submetidos às audiências todos os casos de prisão em flagrante registrados na Capital que tenham sido protocolados no último plantão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Mais de mil empresas da Catalunha já transferiram as suas sedes para outras províncias da Espanha
Governo do Estado confirma parcelamento do salário de julho do funcionalismo
https://www.osul.com.br/audiencias-de-custodia-podem-reduzir-pela-metade-o-numero-de-presos-provisorios-no-brasil-diz-presidente-do-supremo-em-porto-alegre/ Audiências de custódia podem reduzir pela metade o número de presos provisórios no Brasil, diz presidente do Supremo em Porto Alegre 2015-07-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar