Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Aumentou o número de mortos em explosão de oleoduto no México

Compartilhe esta notícia:

Segundo autoridades, moradores invadiram a área para coletar combustível após um vazamento causado por ladrões. (Foto: Reprodução)

Chegou a 73 o número de mortos na explosão de um oleoduto da Pemex (empresa estatal Petróleos Mexicanos) na sexta-feira (18), no estado central de Hidalgo, no México. Pelo menos 76 pessoas ficaram feridas. Ernesto Sierra, representante das famílias das vítimas, disse que cinco corpos, totalmente carbonizados, foram encontrados dentro de um buraco onde a gasolina havia se acumulado ao redor da fissura no oleoduto.

A nova contagem foi confirmada pelo governador de Hidalgo, Omar Fayad. Entre as vítimas, há dois adolescentes de 15 anos e uma criança de 2 anos, segundo a agência Efe. O acidente ocorreu no final da tarde, no município de Tlahuelilpan, quando dezenas de pessoas aproveitavam um vazamento no local para transportar o combustível em baldes e vasilhas.

A explosão do duto, que havia sido supostamente perfurado por ladrões, lançou labaredas aos céus de Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo, região central do México. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, prometeu neste sábado intensificar os esforços para erradicar o roubo de combustível, após a tragédia.

“Nos comunicaram este trágico acidente, onde há muitas pessoas queimadas, que estavam no local tentando coletar combustível que escapou por um vazamento”, explicou o governador Omar Fayad. Muitos dos feridos sofreram queimaduras graves, e existe o temor que haja mais corpos carbonizados perto do duto.

O prefeito do município, Juan Pedro Cruz, disse aos jornalistas locais que o vazamento teve início às 17 horas (23 horas em Brasília). Militares do Exército tentaram isolar a área, mas não conseguiram controlar as cerca de 200 pessoas que haviam invadido o local para pegar o combustível. Ele disse que os militares pediram aos moradores que deixassem a área, mas eles não obedeceram e a tragédia aconteceu. Quando explodiu, o combustível criou uma espécie de barreira de fogo onde estava concentrada grande parte das pessoas.

Imagens de vídeos mostraram moradores em correria para encher galões com combustível vazado do duto em meio a vítimas queimadas, levantando questionamentos sobre como López Obrador tem lidado com a questão, uma de suas promessas desde que assumiu o cargo, em 1º de dezembro.

Veterano de esquerda, López Obrador lançou em 21 de dezembro uma operação de repressão e ordenou o fechamento temporário de dutos para interromper os desvios ilegais de bilhões de dólares da petroleira estatal Petróleos Mexicanos, afundada em dívidas.

“Estamos longe de terminar o combate contra o roubo de combustível, que vai se tornar mais forte, vamos continuar até que tenhamos erradicado essa prática”, disse López Obrador, que prometeu intensificar a presença de forças de segurança em áreas sensíveis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Militares já se espalham por 21 áreas do governo Bolsonaro, de banco estatal à Educação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs um plano que será enviado ao Congresso para tentar acabar com a paralisação do governo
https://www.osul.com.br/aumentou-o-numero-de-mortos-em-explosao-de-oleoduto-no-mexico/ Aumentou o número de mortos em explosão de oleoduto no México 2019-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar