Domingo, 26 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de julho de 2015
A reunião feita pelo Comitê Executivo da Fifa nesta segunda-feira (20), em Zurique (Suíça), foi considerada uma das mais importantes da história da entidade, mas o futebol brasileiro ficou de fora dela. O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, foi o único ausente entre os 27 membros do órgão, responsável pelas decisões mais relevantes do futebol mundial. O gesto causou perplexidade e irritação por parte dos membros da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). No encontro, foi definido que a eleição que escolherá o sucessor de Joseph Blatter na presidência da Fifa será realizada no dia 26 de fevereiro de 2016.
Del Nero evita sair do Brasil desde que abandonou o congresso da Fifa na Suíça em 28 de maio, dia seguinte à operação que prendeu sete cartolas, entre eles seu antecessor, José Maria Marin. As investigações nos Estados Unidos que levaram os dirigentes à cadeia apontam indícios de envolvimento de Del Nero em um esquema de propina em contratos de direitos de competições.
O presidente da CBF já havia se ausentado de uma reunião do Comitê Executivo, realizada no dia 30 de maio, na Suíça. Agora, faltou novamente a um encontro, considerado mais importante. A ausência na reunião enfraquece e isola não só a CBF nos bastidores da cartolagem internacional como também a Conmebol, comandada pelo paraguaio Juan Angel Napout. (Folhapress)