Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de julho de 2016
A Vila Olímpica dos Jogos Rio 2016 abriu as portas às delegações na manhã deste domingo (24). E a primeira polêmica não demorou a aparecer. Em nota oficial, a Austrália, que deveria estar com os atletas hospedados no local desde o dia 21 de julho, comunicou que a mudança ainda não aconteceu por conta de problemas nas instalações.
A chefe da delegação do país, Kitty Chiller, informou que há problemas de “gás, eletricidade e encanamento” e que nenhum membro da equipe australiana vai passar para o edifício afetado. Ela prometeu reavaliar a situação ainda nesta noite, mas salientou que os problemas já se estendem há mais de uma semana e outras delegações enfrentam as mesmas dificuldades.
“Era para termos no mudado para a Vila desde o dia 21 de julho, mas nós estamos vivendo em hotéis próximos porque a Vila simplesmente não é segura nem está pronta”, escreveu a chefe da delegação australiana.
“Os problemas incluem sanitários bloqueados, vazamento de tubulações, fiação exposta, escadas escuras onde não há iluminação instalada e pisos sujos que precisam de uma limpeza pesada. Em áreas de operação, há água caindo do teto, formando poças em torno de cabos e fios no chão. Nós levantamos nossas preocupações em uma conversa diária com o Comitê Organizador e o COI. Nós não estamos sozinhos, os nossos amigos da Grã Bretanha, Nova Zelândia e outros estão experimentando os mesmos problemas em seus alojamentos”, acrescentou. (AG)