Sábado, 18 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Radar móvel da EPTC flagra automóvel a 125 km/h em avenida de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Semana teve quase 29.245 veículos fiscalizados em 71 operações com uso do equipamento. (Foto: Bryan Martins/Arquivo PMPA)

Em nova etapa de fiscalização com radar móvel, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) flagrou no período de 6 a 12 de outubro mais sete veículos trafegando em velocidade muito acima do permitido em Porto Alegre. As infrações – gravíssimas, conforme a legislação de trânsito – incluem um automóvel a 125 km/h na avenida Salvador França (Zona Leste), mais que o dobro do limite na capital gaúcha.

Os demais casos envolvem um carro a 110 Km/h na mesma via pública e outro a 118 km/h na avenida Beira-Rio (Centro-Zona Sul) e outro a 114 quilômetros por hora na Ipiranga (Zone Leste), mesma avenida onde duas motocicletas trafegavam a 106 km/h na avenida Ipiranga (Zona Leste). Uma terceira passou a 105 km/h pelo equipamento na avenida Dante Ângelo Pilla (Zona Norte).

Ao todo, a semana teve quase 29.245 veículos fiscalizados em 71 operações com o uso do equipamento portátil. A estatística inclui 12 abordagens com autuação por excesso de velocidade. Os infratores estão sujeitos a multa de R$ 880 e à suspensão do direito de dirigir.

A EPTC já instaurou de processos de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os casos em que a velocidade registrada ultrapassa em mais de 50% o limite da via, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida é realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), permitindo que a própria autarquia porto-alegrense conduza os trâmites, tornando assim mais ágil e eficaz a aplicação das penalidades.

Radar móvel

A tecnologia tem por objetivo coibir excessos de velocidade e outras irregularidades que ameaçam a segurança no trânsito. De acordo com a prefeitura, a presença ostensiva dos agentes em pontos estratégicos contribui para a redução das infrações e de acidentes, especialmente em regiões com alto fluxo de veículos e histórico de problemas.

Os pontos de fiscalização são definidos com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), fixo redutor (lombada eletrônica) e do tipo fixo controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal EPTC Transparente.

Esses locais também são informados no aplicativo Waze, onde aparecem com o ícone de polícia, a descrição radar móvel e a indicação da velocidade máxima permitida. As localizações e os estudos técnicos também estão disponíveis nos canais oficiais da administração municipal. Saiba mais no portal prefeitura.poa.br.

Localização

Até o próximo domingo (19), a EPTC realiza a operação “Radar” durante os turnos da manhã, tarde e noite. A logística abrange diferentes locais de Porto Alegre, selecionados em meio a uma lista de quase 60. Confira, a seguir.

– Avenida Assis Brasil.
– Avenida Baltazar de Oliveira Garcia.
– Avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva).
– Avenida Bento Gonçalves.
– Avenida Borges de Medeiros.
– Avenida Dante Ângelo Pilla.
– Avenida Diário de Notícias.
– Avenida Ernesto Neugebauer.
– Avenida Ipiranga.
– Avenida Juca Batista.
– Avenida Nilo Peçanha.
– Avenida Padre Cacique.
– Avenida Salvador França.
– Avenida Sertório.
– Avenida Tarso Dutra.
– Avenida Padre Cacique.
– Avenida Plínio Kroeff.
– Rua Dom Pedro II.
– Rua Pereira Franco.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Unimed Tennis Cup troca jalecos por raquetes em torneio especial com apoio da AMRIGS
Centro de atenção e prevenção a infecções sexualmente transmissíveis é inaugurado em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/automovel-parado-em-blitz-de-porto-alegre-tem-quase-r-50-mil-em-dividas/ Radar móvel da EPTC flagra automóvel a 125 km/h em avenida de Porto Alegre 2025-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar