Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 11 de agosto de 2025
Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre flagrou um automóvel trafegando na avenida Beira-Rio a 114 km/h, quase o dobro do permitido (60 km/h) na via que liga as zonas Central e Sul da cidade pela orla do Guaíba. Conforme divulgado nessa segunda-feira (11), a infração foi a mais grave durante a fiscalização realizada nos sete dias anteriores.
O radar móvel apontou outros condutores cometendo esse tipo de infração no período, inclusive na mesma via. Foi o casos de um carro que passou pelo equipamento a 107 km/h. Na avenida Ipiranga, que liga as Zonas Central e Leste, uma motocicleta trafegava a 112 km/h e outra a 107 km/h. Já na Zona Norte, um automóvel foi pego a 102 km/h na avenida Assis Brasil.
Ao todo, foram realizadas 58 operações com o uso do dispositivo portátil, resultando na fiscalização de 19.122 veículos em diferentes ruas e avenidas da capital gaúcha. Ao menos seis abordagens geraram autuações por excesso de velocidade acima de 100 km/h, prevista como infração gravíssima pelo Código e Trânsito Brasileiro (CTB) e sujeita a punições como multa de R$ 880 e suspensão do direito de dirigir.
A tecnologia tem por objetivo coibir excessos de velocidade e outras irregularidades que ameaçam a segurança no trânsito. De acordo com a prefeitura, a presença ostensiva dos agentes em pontos estratégicos contribui para a redução das infrações e de acidentes, especialmente em regiões com alto fluxo de veículos e histórico de problemas.
Os pontos de fiscalização são definidos com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), fixo redutor (lombada eletrônica) e do tipo fixo controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal EPTC Transparente.
Esses locais também são informados no aplicativo Waze, onde aparecem com o ícone de polícia, a descrição radar móvel e a indicação da velocidade máxima permitida. As localizações e os estudos técnicos também estão disponíveis nos canais oficiais da administração municipal. Saiba mais no portal prefeitura.poa.br.
Aprimoramento
A EPTC promoveu nova edição do programa “Segunda-feira de Aperfeiçoamento Profissional” (SAP), voltado a agentes de fiscalização de trânsito e guardas municipais de diversas cidades do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu no auditório da autarquia, no bairro Azenha.
No foco da capacitação está a atualização técnica e o aprimoramento das ações de fiscalização e segurança viária. Foram abordados dois temas principais: o aplicativo “Senatran Fiscalização” e o programa “Veículo Legal”.
As palestras foram conduzidas pelos agentes de fiscalização da EPTC Juranês Guimarães de Castro Júnior, Marcelo Cunha da Silva e Stive Marques Veloso, além do guarda de trânsito Douglas Toledo, de Cachoeirinha (Região Metropolitana de Porto Alegre).
O conteúdo incluiu histórico, funcionalidades e ferramentas de pesquisa do aplicativo Senatran Fiscalização, bem como aspectos legais e operacionais do “Veículo Legal”, com análise de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), normas estaduais e portarias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além de estudos de caso sobre abordagens e medidas administrativas.
“O aperfeiçoamento constante dos nossos agentes e a troca de conhecimento com outras instituições contribuem diretamente para um trânsito mais seguro e uma fiscalização mais eficiente”, destacou o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Participaram dessa edição representantes do Comando Rodoviário da Brigada Militar (Porto Alegre e Osório); Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer); Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); 19º BPM; além de guardas e agentes municipais de Carlos Barbosa, Carazinho, Eldorado do Sul, Campo Bom, Gravataí, Cachoeirinha, Camaquã, Panambi, Tramandaí, São José do Norte, Estância Velha, Vacaria, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.
(Marcello Campos)