Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Avaliação aponta que Porto Alegre reduziu defasagem escolar em mais de 40%

Compartilhe esta notícia:

Na avaliação diagnóstica, aplicada em março de 2025 aos estudantes do 2º ao 9º ano, participaram 77,35% dos 30.442 alunos matriculados

Foto: Reprodução
(Foto: Reprodução)

A Educação de Porto Alegre encerrou 2025 com um avanço constatado na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica de Porto Alegre, realizadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora ao longo do ano, apontam para uma melhora no desempenho da rede municipal.

“Na prática, Porto Alegre deixou de ser uma rede em que um em cada dois estudantes apresentava atraso educacional para se tornar uma rede em que essa realidade atinge menos de um em cada três alunos, um salto expressivo em apenas um ano letivo”, afirma o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.

Na avaliação diagnóstica, aplicada em março de 2025 aos estudantes do 2º ao 9º ano, participaram 77,35% dos 30.442 alunos matriculados. Naquele momento, o cenário era: 51,46% dos estudantes avaliados estavam em situação de defasagem, enquanto 19,67% apresentavam aprendizagem adequada. Outros 28,87% encontravam-se no nível intermediário.

Nove meses depois, com a participação de 64,57% dos 31.011 estudantes matriculados, a avaliação somativa mostrou que o percentual de alunos em defasagem caiu para 29,42%, uma redução de 22,04 pontos percentuais, equivalente a aproximadamente 43%.

Ao mesmo tempo, o índice de aprendizagem adequada avançou mais de 60%, chegando a 31,75%. Já o nível intermediário passou de 28,87% para 38,83%. Segundo Pascoal, mesmo considerando variações de participação, comuns em avaliações educacionais de larga escala, o índice da melhora supera possíveis efeitos estatísticos e confirma uma tendência de avanço da aprendizagem na rede municipal.

Avaliação

Os níveis de aprendizagem – adequado, intermediário e defasagem – são categorias utilizadas em avaliações educacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica, para diagnosticar se os estudantes estão aprendendo os conteúdos esperados para sua etapa escolar. Defasagem significa que o aluno está aproximadamente dois anos atrás do nível de onde deveria estar o aprendizado.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Três atletas do Grêmio são convocadas pela Seleção Feminina Sub-15
Os Estados Unidos liberam exploração de petróleo na Venezuela com licenças para cinco petrolíferas
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x