Ícone do site Jornal O Sul

Avanço de status sanitário: Plano de ação tem prioridades definidas

O Ministério da Agricultura autorizou o Estado a suspender a vacinação. (Foto: Reprodução)

Terminou nesta terça-feira (5) o Seminário de Elaboração do Plano Estratégico de Avanço da Condição Sanitária em Febre Aftosa do RS, realizado em Porto Alegre. O evento, organizado pela Secretaria da Agricultura com o apoio do Fundesa, teve a coordenação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Mais de vinte entidades foram representadas e discutiram ao longo de dois dias de trabalho a organização de metas para a evolução do status sanitário gaúcho.

A metodologia utilizada permitiu a elaboração de dezenas de ações e etapas para alcançar oito objetivos que vão desde educação sanitária até fortalecimento da vigilância, passando por medidas de prevenção e capacitação de técnicos privados e do serviço veterinário oficial. Conforme o chefe do Departamento de Saúde Animal da Seapi, Marcelo Göcks, “a partir de agora os objetivos, ações e etapas definidos no Plano serão avaliados para implementação”. Segundo ele, as entidades farão parte de todo o processo. Nos próximos dias a equipe da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão irá encaminhar um relatório com a organização de todas as atividades realizadas ao longo dos dias de seminário.

Um dos representantes do Fundesa no encontro, Pedro Píffero, garantiu ser fundamental a inclusão do produtor nesta discussão e mostrar as responsabilidades de cada um no plano. “Participamos nesta etapa e devemos estar atentos daqui para a frente, para quando o plano for implementado o produtor já se sinta parte dele”, concluiu.

Conforme a coordenadora do programa de Combate a Aftosa no RS, Grazziane Rigon, o RS já tem muitas etapas para o cumprimento do calendário nacional de erradicação da febre aftosa em andamento. “Com o plano, teremos o envolvimento das entidades e prazos a serem cumpridos. Todos querem ver o estado crescer, por isso estamos confiantes em um trabalho positivo”.

Sair da versão mobile