Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Avião pousa em Portugal após reportar situação de emergência

Compartilhe esta notícia:

Site Flightradar24 mostra que aeronave fez manobras erráticas na região de Lisboa, em Portugal. (Foto: Reprodução/ Flightradar24)

Um avião que declarou situação de emergência neste domingo (11) no espaço aéreo de Portugal conseguiu pousar na cidade de Beja, informa a imprensa local. O Flightradar24, que permite acompanhar voos, mostra que a aeronave deu várias voltas após a decolagem.

Segundo o jornal “Público”, a agência portuguesa de controle de tráfego aéreo confirmou “situação de emergência declarada”, mas não deu mais detalhes. A fonte disse que não sabia a causa do problema.

O jornal “Correio da Manhã” afirma que os tripulantes relataram falha nos instrumentos de voo pouco tempo depois da decolagem e que o avião aterrissou após duas tentativas fracassadas.

Ainda de acordo com a imprensa, o avião é um Embraer da Air Astana, que decolou de Alverca e teria apenas seis tripulantes a bordo. O porta-voz da Força Aérea, Manuel Costa, disse aos jornais que o avião foi acompanhado por duas aeronaves F16.

Pequeno porte

Um avião de pequeno porte ultrapassou a pista de pouso no Aeroporto de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, na manhã deste domingo (11). Ninguém ficou ferido.

Durante o pouso, o piloto teve que frear com força a aeronave. Os pneus acabaram estourando e o avião saiu lateralmente da pista. Por volta das 11h30, equipes trabalhavam no local para consertar os pneus e remover o avião.

Queda em Mato Grosso

O piloto Maicom Semêncio Esteves, de 27 anos, foi encontrado vivo cinco dias depois de a aeronave que conduzia ter caído em uma área de mata em Peixoto de Azevedo, a 602 quilômetros de Cuiabá, no Norte de Mato Grosso. Ele era o único ocupante de um avião agrícola de pequeno porte e foi encontrado após buscas conduzidas por trabalhadores da fazenda onde aconteceu a queda.

Esteves estava desaparecido desde o dia 3, quando o avião modelo Neiva BEM-201, matrícula PT-GSH, caiu. Ele havia saído de Porto Nacional, em Tocantins, às 9 horas da manhã. Pousou em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, onde abasteceu. Ao meio-dia desceu em Matupá, a 695 km de Cuiabá, onde fez novo abastecimento. E depois levantou voo com destino à Alta Floresta, onde iria “aplicar remédio numas plantações”.

Em menos de dez minutos após iniciado o último voo, o piloto percebeu que o motor falhava e que estava perdendo altitude. Experiente, ele buscou encontrar um local para pouso de emergência. Mas não houve tempo. A hélice e as asas se chocaram contra árvores e a aeronave pegou fogo ao colidir contra o chão.

O primeiro sinal do acidente ouvido pelos trabalhadores da fazenda foi a explosão causada instantes depois da queda. O piloto já havia conseguido se desvencilhar e escapara de sofrer outros ferimentos. “Em menos de duas horas e meia o grupo chegou ao local e só encontrou o destroço da aeronave”, contou o fazendeiro Leonísio Lemos Melo Junior, um dos coordenadores das equipes de busca. “O avião todo destruído, pegando fogo. O grupo andou pela mata mas não encontrou o piloto”, continuou.

O piloto contou que estava com um GPS via satélite e através do aparelho localizou um córrego, entre as fazendas Duas Meninas e a Lua Nova. Lá permaneceu até o resgate por volta das 12h30 de quarta-feira (7). Muito debilitado, com cabeça machucada, queimaduras de primeiro e segundo graus, ele recebeu os primeiros socorros ainda no local. Uma maca foi improvisada com pedaços de árvores e roupas dos homens que integravam a equipe de busca.

Esteves recebeu atendimento médico em um hospital regional de Peixoto de Azevedo, depois foi transferido por recomendação médica para Sorriso, a 398 km de Cuiabá, onde tem hospital especializado em queimaduras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

No Irã, as mulheres agora têm permissão para ir aos estádios
Egito anuncia descoberta de dezenas de estátuas e múmias de animais
https://www.osul.com.br/aviao-pousa-em-portugal-apos-reportar-situacao-de-emergencia/ Avião pousa em Portugal após reportar situação de emergência 2018-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar