Sexta-feira, 03 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Avião supera ônibus como segundo meio de transporte mais comum em viagens pessoais no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O avião fica atrás do carro como o meio de transporte mais utilizado para viagens a passeio

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O avião fica atrás do carro como o meio de transporte mais utilizado para viagens a passeio. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Pela primeira vez, o avião superou o ônibus na lista de preferência de meio de transporte em viagens pessoais no Brasil. Em 2024, 12,3% das viagens de passeio foram feitas em aeronaves, superando o índice de 12% das realizadas em ônibus.

O carro foi o meio de transporte mais utilizado, com mais da metade (52,3%) do total de deslocamentos.Os dados fazem parte de uma edição especial sobre o turismo da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O analista da pesquisa, William Kratochwill, atribuiu esse crescimento das viagens de avião às dimensões do País.“Para muitos destinos, com certeza, o avião reduz esse deslocamento demorado que se dá pela linha de ônibus ou carro. Fora a segurança, já que o risco acaba sendo menor”, avaliou.

Em relação às viagens profissionais, o avião ocupa a segunda preferência em três dos quatros anos (2020, 2021, 2023 e 2024) em que a pesquisa tem dados comparáveis, atrás do carro. A exceção é 2021, quando 11,3% das viagens foram aéreas e 12,1%, com ônibus.

Influência da renda

Considerando todos os tipos de viagens, o IBGE aponta características diretamente ligadas à renda familiar per capita. Em todas as faixas de renda, o carro é o principal meio de transporte nas viagens.

Para as famílias com renda menor do que dois salários mínimos, o segundo meio de preferência é o ônibus de linha. Nos lares que recebem menos de meio salário mínimo per capta, um quarto (25,2%) dos deslocamentos foi de ônibus. Nos que ganham quatro ou mais salários mínimos, apenas 5,1%.

Na outra ponta, entre as famílias que ganham dois ou mais salários mínimos por pessoa, o segundo posto é ocupado pelo avião. Domicílios com renda per capita de quatro ou mais mínimos realizaram 36,2% das viagens com companhias aéreas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Itamaraty condena a interceptação de flotilha com brasileiros que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza
Sistema com 3 mil câmeras monitora 1,2 milhão de veículos por dia em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/aviao-supera-onibus-como-segundo-meio-de-transporte-mais-comum-de-viagens-pessoais-no-brasil/ Avião supera ônibus como segundo meio de transporte mais comum em viagens pessoais no Brasil 2025-10-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar