Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Alerta de que aviões Boeing 777 podem ser afetados pelo 5G causa cancelamento de voos para os Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

O Boeing 777 é uma aeronave de longo alcance e fuselagem larga usada por transportadoras. (Foto: Divulgação)

Companhias aéreas de todo o mundo – incluindo o Brasil – correram nesta quarta-feira (19), para cancelar ou alterar voos para os Estados Unidos devido a uma disputa em andamento sobre o lançamento do 5G perto de aeroportos norte-americanos. As empresas foram alertadas que o problema parece afetar especialmente o Boeing 777, uma aeronave de longo alcance e fuselagem larga usada por transportadoras.

As operadoras de telefonia AT&T e Verizon começaram a implementar novas faixas de frequência para 5G nos Estados Unidos nesta quarta-feira (19), o que causou cancelamentos de voos, mas não as grandes perturbações temidas pelas companhias aéreas pela possível interferência nos instrumentos das aeronaves.

Segundo o site especializado Flightaware, cerca de 261 voos que deveriam decolar ou pousar em um aeroporto americano haviam sido cancelados até as 19h15min GMT (16h15min em Brasília). O número era inferior ao de terça-feira e também aos 538 voos anulados na quarta-feira anterior.

Algumas companhias aéreas sediadas fora dos Estados Unidos cancelaram voos de longa distância para determinados aeroportos, incluindo Emirates, Air India, ANA e Japan Airlines.

As duas últimas indicaram inicialmente ter recebido informações sobre possíveis interferências entre os altímetros de seus Boeing 777 e as frequências 5G. Mais tarde, porém, receberam outra notificação da autoridade americana de aviação, a FAA, garantindo que não havia problemas, então planejam retomar sua agenda normal a partir desta quinta-feira.

A AT&T e a Verizon investiram dezenas de bilhões de dólares no início de 2021 para obter os direitos de uso das novas faixas de frequência para a tecnologia 5G.

Mas logo o setor aéreo expressou preocupação de que essas frequências, próximas às usadas pelos altímetros dos aviões, pudessem interferir nos instrumentos que são importantes para pousos sob certas condições climáticas.

A FAA exigiu recentemente ajustes e 10 companhias aéreas pediram na segunda-feira a intervenção das autoridades para evitar “interrupções significativas” no tráfego aéreo.

Ambas as operadoras, que já haviam adiado duas vezes a implantação das novas frequências, concordaram em adiar mais uma vez a ativação de torres de telefonia móvel próximas às pistas de alguns aeroportos. Ainda assim, mantiveram o lançamento do 5G no resto do país.

Nesta quarta, a FAA disse ter dado luz verde a mais três radioaltímetros, permitindo que 62% dos voos comerciais dos EUA pudessem aterrissar com o instrumento em caso de pouca visibilidade em locais onde a tecnologia foi implementada.

“Embora ainda haja trabalho a ser feito entre todas as partes”, o gesto das operadoras representa “um passo importante em direção a uma solução permanente”, afirmou a federação que representa as companhias aéreas americanas, a A4A.

A AT&T confirmou à AFP que lançou as novas bandas de frequência em oito grandes cidades do país. E o diretor executivo da Verizon, Hans Vestberg, disse à rede CNBC que as novas faixas foram lançadas em mais de 1.700 localidades.

A Boeing informou na tarde desta quarta-feira que “está comprometida” em trabalhar para uma solução que garanta que os aviões comerciais possam operar com segurança, após cancelamentos e alterações de voos nos Estados Unidos em razão da implantação da tecnologia 5G no país. A fabricante afirmou ainda que apoia as ações adotadas pelas empresas de telecomunicações para limitar a largura de banda 5G ao redor dos aeroportos, protegendo a segurança da aviação e reduzindo as interrupções operacionais. As medidas são temporárias. As informações são das agências de notícias AFP e AP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Cirurgião britânico perde registro de médico por gravar suas iniciais em fígados de pacientes
Joe Biden indica Elizabeth Bagley como embaixadora dos Estados Unidos no Brasil
https://www.osul.com.br/avioes-boeing-777-podem-ser-afetados-pelo-5g-e-voos-para-os-estados-unidos-sao-cancelados/ Alerta de que aviões Boeing 777 podem ser afetados pelo 5G causa cancelamento de voos para os Estados Unidos 2022-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar