Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 19 de janeiro de 2016
Após iniciar o ano no vermelho, a balança comercial brasileira se recuperou na segunda semana de janeiro e registrou um saldo positivo (exportações menos importações) de 621 milhões de dólares, segundo números divulgados na segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Já no acumulado deste ano (parcial das duas primeiras semanas de 2016), o governo informou que foi contabilizado um superávit de 471 milhões de dólares, com 6,06 bilhões de dólares de exportações – média diária de 606 milhões de dólares – e 5,59 bilhões de dólares em compras do exterior, com média de 559 milhões de dólares por dia útil.
Os números oficiais mostram que, em meio à recessão e à disparada do dólar, que subiu quase 50% no ano passado, o superávit da balança comercial, ocorrido no começo de 2016, está relacionado à uma queda maior das importações do que das vendas externas. Neste período, as vendas ao exterior recuaram 7%, sobre janeiro do ano passado, ao mesmo tempo em que as importações recuaram mais do que o quádruplo na mesma base de comparação: 30,4%.
No ano passado, segundo o governo, o saldo positivo (superávit) das transações comerciais do Brasil com o resto do mundo somou 19,69 bilhões de dólares. (AG)