Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Light Drizzle

Brasil Bancários gaúchos encerram greve e retomam atendimento

Compartilhe esta notícia:

Funcionários de bancos voltarão ao trabalho nesta terça-feira no Estado. (Foto: Jackson Ciceri/ o Sul)

Os funcionários de bancos públicos e privados da base do SindBancários (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região) aceitaram nessa segunda-feira as propostas das instituições financeiras no fim de semana. Com isso, após 21 dias, a paralisação foi encerrada. A categoria retorna ao trabalho já nesta terça-feira.

Como havia propostas específicas para os empregados de bancos públicos, foram realizadas assembleias em separado, na Casa dos Bancários e no Clube do Comércio, em Porto Alegre. “A maior conquista foi manter o ciclo de mais de uma década de aumentos reais consecutivos. A Fenaban [Federação Nacional dos Bancos] queria o retorno da política de abonos sem reajuste acima da inflação dos anos 1990, o que fez a categoria se mobilizar e fazer esta greve muito forte, que durou 21 dias”, disse o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

A Fenaban propôs reajuste de 10%. A categoria reivindicava 16%. Assembleias ocorreram em todas as bases sindicais da classe no País. No RS, as primeiras instituições a decidirem pelo fim da greve foram as privadas Itaú, Santander, HSBC e Bradesco. Em seguida, foi a vez do Banrisul, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Apenas os municípios de Ijuí e Santa Cruz do Sul adiaram a decisão sobre a retomada do atendimento para a manhã desta terça-feira.

Rejeição
A greve terminou em 17 Estados. Bancários do Mato Grosso e de Roraima rejeitaram a proposta e permanecerão paralisados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Aos 83 anos, gêmeas idênticas morrem com poucas horas de diferença
Irmã de garoto morto em 1947 procura visitante misterioso que leva flores ao túmulo
Deixe seu comentário
Pode te interessar