Terça-feira, 13 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Banco Central aponta que a economia brasileira encolheu 0,81% no primeiro trimestre

Compartilhe esta notícia:

Resultado oficial do PIB do primeiro trimestre será divulgado pelo IBGE no dia 29 de maio (Foto: Clayton de Souza/AE)

Após ter registrado estagnação no ano passado, a economia brasileira iniciou 2015 não só pisando no freio, mas também engatando a marcha ré, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (21) pelo BC (Banco Central). O chamado IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), registrou queda de 0,81% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três últimos meses de 2014.

Além de a prévia do PIB ter mostrado que a economia brasileira teria encolhido no primeiro trimestre deste ano, ela também indicou que o Brasil pode ter entrado em recessão. Isso porque os resultados de meses anteriores foram revisados. Com os novos valores, a economia teria registrado contração de 0,2% nos três últimos meses do ano passado na comparação com o trimestre anterior. Dois trimestres consecutivos de queda do PIB configuram o que os economistas classificam de “recessão técnica”.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País e serve para medir a evolução da economia. O resultado oficial do PIB do primeiro trimestre, porém, será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) somente no dia 29 de maio. (AG)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Caixa corta 20% do crédito para financiamento habitacional neste ano
Angela Merkel diz que não imagina Rússia de volta ao G8 sem cumprir “valores básicos da democracia”
https://www.osul.com.br/banco-central-aponta-que-a-economia-brasileira-encolheu-081-no-primeiro-trimestre/ Banco Central aponta que a economia brasileira encolheu 0,81% no primeiro trimestre 2015-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar