Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Banco Central mantém taxa de juros em 14,25% ao ano

Compartilhe esta notícia:

Sobre a manutenção da Selic em 14,25% ao ano na última reunião do Copom, Tombini disse que foi uma resposta à maior incerteza econômica global em 2016 (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Pela segunda vez seguida, o BC (Banco Central) não mexeu nos juros básicos da economia. Por unanimidade, o Copom (Comitê de Política Monetária) manteve, nessa quarta-feira, a taxa Selic em 14,25% ao ano. Os juros básicos estão neste nível desde o fim de julho.

Atualmente, a Selic retorna ao nível de outubro de 2006, quando também estava em 14,25% ao ano. A taxa é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O BC não informou quando a inflação deverá convergir para o centro da meta. No comunicado da última reunião, em setembro, o Copom dizia que os juros altos eram suficientes para trazer a inflação de volta para o centro da meta no fim de 2016. Na época, o presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que a taxa Selic em 14,25% ao ano é “de passagem” e será reduzida quando as expectativas de inflação cederem.

“O comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante da política monetária. O Copom ressalta que a política monetária se manterá vigilante para a consecução desse objetivo”, destacou o texto da instituição.

Meta

Oficialmente, o Conselho Monetário Nacional estabelece meta de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. No entanto, no último Relatório de Inflação, divulgado no final de setembro, o BC estimou que o IPCA deverá encerrar o ano em 9,5%. (Wellton Máximo/ABr)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Conhecidos os vencedores da Noite de Prêmios SUCESU-RS 2017
Contas na Suíça não tiram o apoio dos principais partidos ao presidente da Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/banco-central-mantem-taxa-de-juros-em-1425-ao-ano/ Banco Central mantém taxa de juros em 14,25% ao ano 2015-10-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar