Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Banco Central não indica quando começará a baixar os juros no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Banco Central divulgou a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária)

Foto: Agência Brasil
"O diretor Ailton de Aquino afirma que, obviamente, jamais recomendou a aquisição de carteiras fraudadas", afirma o BC em nota. (Foto: Agência Brasil)

O BC (Banco Central) informou nesta terça-feira (11) que o cenário para a economia brasileira está se “desenrolando” conforme o esperado e que já tem uma “maior convicção” de que a taxa de juros atual é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta.

As avaliações constam na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, ocorrida na semana passada, quando a Selic foi mantida em 15% ao ano – o maior nível em quase 20 anos. Essa foi a terceira manutenção seguida dos juros nesse patamar.

“Endossando o cenário esperado pelo Comitê até aqui, há uma moderação gradual da atividade em curso, certa diminuição da inflação corrente e alguma redução nas expectativas de inflação”, informou o BC.

A taxa básica de juros da economia é o principal instrumento do BC para tentar conter as pressões inflacionárias, que tem efeitos, principalmente, sobre a população mais pobre.

Não há, porém, uma indicação de quando a taxa Selic pode começar a ser reduzida. O mercado financeiro projeta o início do ciclo de corte dos juros básicos da economia a partir de janeiro de 2026.

“Mantém-se a interpretação de uma inflação pressionada pela demanda e que requer uma política monetária contracionista [juro alto] por um período bastante prolongado”, informou a autoridade monetária.

“O Comitê seguirá vigilante e não hesitará em retomar o ciclo de alta se julgar apropriado”, acrescentou o BC.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Inflação no Brasil desacelera para 0,09% e registra o menor índice para outubro desde 1998
Traficantes são presos com quase 300 quilos de maconha no Norte do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar