Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Fair

Brasil Banco Central passa a estimar queda de 3,2% no preço da energia elétrica neste ano

Compartilhe esta notícia:

A revisão se deve às "alterações anunciadas relativamente a bandeiras tarifárias" (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress)

O preço da energia elétrica deve ter uma queda média de 3,2% neste ano, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (05) pelo Copom (Comitê de Política Monetária), por meio da ata de sua última reunião – quando os juros básicos da economia foram mantidos em 14,25% ao ano. Até então, a previsão do BC era de uma queda um pouco maior, de 3,5% em 2016.

De acordo com a autoridade monetária, a revisão da sua estimativa para a energia elétrica neste ano se deve às “alterações anunciadas relativamente a bandeiras tarifárias”. No início de abril, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que as contas de luz ficaram um pouco mais baratas. Isso porque, com a entrada em vigor da bandeira tarifária verde, não há custo adicional para os consumidores.

Até março, estava em vigor a bandeira amarela, que estabelece uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. Além disso, a autoridade monetária informou que estimou um reajuste médio de 19% nas tarifas de água e esgoto e de 12,8% nos preços dos medicamentos. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Queda de ônibus de ponte deixa pelo menos 16 mortos e 36 feridos na Índia
Governo e PT avaliam decisão do Supremo de afastar o presidente da Câmara dos Deputados como tardia e benéfica para Temer
Deixe seu comentário
Pode te interessar