Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Banco Central prevê a maior retração em 25 anos na economia brasileira e inflação de 9% em 2015

Compartilhe esta notícia:

O intervalo de tolerância foi mantido em 1,5 ponto percentual. (Foto: Reprodução)

O BC (Banco Central) admitiu nesta quarta-feira (24) que a inflação deve atingir 9% em 2015 e que a economia brasileira deve encolher 1,1% neste ano, a maior retração em 25 anos. Os dados fazem parte do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pela autoridade monetária. No relatório anterior, o BC estimava uma contração de 0,5% na economia.

Nos três primeiros meses de 2015, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Bruto) teve retração de 0,2% e dados do próprio BC indicam que o nível de atividade iniciou o segundo trimestre deste ano em queda. Com isso, não pode ser descartada uma possível recessão técnica na economia brasileira –  que se caracteriza por dois trimestres seguidos de recuo do nível da atividade econômica.

A previsão do Banco Central para o PIB de 2015, porém, ainda está melhor do que a dos economistas do mercado financeiro, que esperam uma retração de 1,45%. Se confirmado, será o maior recuo desde 1990.

Inflação

A previsão do BC para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deste ano subiu de 7,9%, em março, para 9%. A estimativa da autoridade monetária está um pouco acima dos 8,97% previstos pelo mercado financeiro para 2015.

O Banco Central informou ainda que sua estimativa de inflação para o ano de 2016 fechado ficou praticamente estável. No cenário de referência – que considera câmbio e juros estáveis –, a previsão recuou de 4,9%, em março, para 4,8%, e, no cenário de mercado, permaneceu estável em 5,1%.

Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Aliados de Temer dizem que a prisão dos dirigentes da JBS/Friboi enfraquece uma eventual segunda denúncia contra o presidente
O ex-procurador da República Marcello Miller disse que o conteúdo das gravações da JBS/Friboi é “fantasioso e ofensivo”
https://www.osul.com.br/banco-central-preve-a-maior-retracao-em-25-anos-na-economia-e-inflacao-de-9-neste-ano/ Banco Central prevê a maior retração em 25 anos na economia brasileira e inflação de 9% em 2015 2015-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar