Sábado, 15 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Banco Central prevê novo estouro da meta de inflação e retração de 3,3% da economia brasileira neste ano

Compartilhe esta notícia:

INPC serve de base para correção do mínimo e, segundo IBGE, ficou em 4,48% em 2019; com isso, valor deveria chegar a R$ 1.042 (Foto: Divulgação)

O BC (Banco Central) estimou, nesta terça-feira (28), que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) – a inflação oficial do País  – deve ficar próximo de 7% neste ano, acima do teto de 6,5% determinado pelo sistema de metas do governo. Em 2015, a inflação somou 10,67%, a maior taxa desde 2002.

Por meio do Relatório Trimestral de Inflação, a autoridade monetária projetou também que, em 2017, o IPCA ficará entre 4,7% e 5,5%, abaixo do teto de 6% do sistema de metas fixado para o ano que vem, mas não atingindo o objetivo central de 4,5%.

Já os economistas do mercado financeiro preveem uma inflação de 7,29% para 2016 e de 5,5% para 2017, conforme o Boletim Focus.

PIB 

No Relatório Trimestral de Inflação, o BC prevê ainda que o PIB (Produto Interno Bruto) deve encolher 3,3% em 2016. Em março, a estimativa era de uma queda maior, de 3,5%. Para este ano, o mercado financeiro estima uma contração de 3,44% no PIB brasileiro.

Se confirmado esse cenário, será a segunda retração seguida da economia brasileira, que já despencou 3,8% no ano passado – a maior queda em 25 anos. Dois anos seguidos de recuo do PIB não acontecem desde o início da série histórica do IBGE, em 1948. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Temer sanciona lei que reajusta em 21,3% os salários dos servidores do Senado
Polícia Federal realiza operação para combater fraude de R$ 180 milhões na Lei Rouanet
Pode te interessar