Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Banco Central vê indícios de manipulação no mercado de câmbio

Compartilhe esta notícia:

Diretor garantiu que a ação no exterior não afeta a taxa de câmbio brasileira (Foto: Reprodução)

O BC (Banco Central) identificou indícios de conluio de operadores no mercado de câmbio no exterior, disse nesta terça-feira (15), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o diretor de Política Monetária da instituição, Aldo Mendes. O diretor afirmou que recebeu documentos, compartilhados pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) com o BC que indicam a tentativa de “tabelamento” do spread, diferença entre taxa de compra e de venda do dólar. É do spread que os bancos tiram o lucro das operações cambiais.

O diretor destacou que a concorrência leva naturalmente ao “estreitamento” do spread. A ação dos operadores era tentar tabelar o spread. A manipulação em mercados de câmbio, inclusive do Brasil, por grandes instituições financeiras estrangeiras está sendo investigada nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar dessa manipulação no spread, o diretor garantiu que a ação no exterior não afeta a taxa de câmbio brasileira por ser definida exclusivamente no Brasil. O diretor acrescentou que não há participação de instituições financeiras do Brasil nessa ação, mas há pessoas físicas brasileiras trabalhando para os bancos estrangeiros investigados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Idoso é preso com veículo furtado em Canoas
Presidente da BMW desmaia durante apresentação de novo carro
https://www.osul.com.br/banco-central-ve-indicios-de-manipulacao-no-mercado-de-cambio/ Banco Central vê indícios de manipulação no mercado de câmbio 2015-09-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar